Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Obras avançam para instalação de mini usina de oxigênio e 10 leitos UTI em Alenquer

Por Leonardo Nunes (SECOM)
17/03/2021 16h17

Está em ritmo acelerado as obras para instalação de uma mini usina de oxigênio e a criação de 10 novos leitos para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Santo Antônio, localizado no município de Alenquer, na região oeste do Pará. 

Na próxima semana, o hospital finaliza as obras de instalação da rede de distribuição de oxigênio ao leito dos pacientes. Para a usina entrar em funcionamento, faltará apenas a Equatorial Energia realizar adequação do transformador que atende a unidade. Já a UTI, está com previsão de entrega em 60 dias. 

A unidade hospitalar é filantrópica e 90% do atendimento é via o Sistema Único de Saúde (SUS). O Governo do Estado é um parceiro estratégico e responsável pelo investimento para criação dos novos leitos de UTI, auxílio no fornecimento de insumos e participação no custeio do hospital.

O Hospital Santo Antônio atende mensalmente, em média, sete mil pacientes dos municípios de Alenquer, Curuá e Monte Alegre na área de emergência. 

Hospital Santo Antonio vai receber mini usina de oxigênio e mais 10 leitos
“A usina de oxigênio é o principal elemento no tratamento da Covid. Diante de todos correndo atrás de cilindros de oxigênio, essa usina será um alívio  para a administração e segurança do paciente. Por mais que tenhamos apoio da Secretaria Municipal e do Governo do Estado, com a produção própria tiramos qualquer tipo de preocupação”, explicou a diretora do hospital Santo Antônio, Irmã Nila Soares.

“Já os novos leitos de UTI, é o Governo do Estado que está viabilizando para o hospital atender a região. As obras estão adiantadas e se Deus quiser o hospital vai ficar em um porte de maior complexidade para atendimento e por fim, em uma correria pela transferências de pacientes em situações mais graves”, completou. 

Prefeito Tom FariasO prefeito de Alenquer, Tom Farias, destaca que as benfeitorias no Hospital Santo Antônio são importantes para o município, principalmente, no enfrentamento à Covid-19. Tom Farias avalia que o cenário da pandemia na cidade está estabilizado, mas em um patamar ainda alto. 

“O município tem feito todas as iniciativas para que possa conter o avanço da Covid-19. Já tivemos lockdown, temos barreiras sanitárias, vigilância sanitária e órgãos de fiscalização nas ruas. Não temos medidos esforços para garantir atendimento à população cessar os índices de crescimento do vírus”, relatou. 

A secretária municipal de Saúde, Edizangela Maia, detalha que o município criou um centro especializado de atendimento à Covid. “O objetivo é fortalecer as medidas preventivas da nossa cidade, que é carente e ainda não tem um hospital de alta complexidade com UTI. Então, hoje atuamos identificando os casos de Covid precocemente para que o paciente não tenha agravamento e necessidade de precisar ir para UTI”, explicou.