Emater firma parceria com a prefeitura do Acará em benefício de agricultores familiares
A 100 km de Belém, o município do Acará ocupa uma área de mais de quatro mil km quadrados com uma população predominantemente rural
Agricultura familiar é o carro-chefe da produção agrícola no Acará, nordeste do Estado, onde a Emater tem parceria com a PrefeituraDe acordo com a chefe do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), Helenice Cesar, a agricultura familiar tem um importante papel na produção agrícola do Acará, na região nordeste estadual. O município se destaca na produção nacional de mandioca, e busca a diversificação de culturas, para isso, as parcerias são bem-vindas e entre elas, está o Termo de Cooperação Técnica, firmado recente entre a Emater e prefeitura municipal.
"O nosso município do Acará é agrícola, com 80% da população residindo na zona rural e a maioria desses agricultores são agricultores familiares que produzem além de mandioca, o açaí, a pimenta do reino, o cacau, entre outras culturas. Para darmos uma melhor assistência ao produtor familiar, a parceria é super importante, porque entre outras colaborações, reforça a nossa equipe de trabalho, com a cessão de pessoal pela prefeitura.”
Presidente da Emater, Cleide Amorim: termo de cooperação técnica Atualmente o escritório local da Emater no Acará atende a mais de mil agricultores. Por meio da parceria, a empresa pretende alcançar mais agricultores em todas as cerca de 200 comunidades rurais do município.
Entre os produtores rurais já assistidos pelo escritório local da Emater no Acará, estão os 61 integrantes da Cooperativa Agropecuária dos Agricultores Familiares da Comunidade Boa Esperança (Coopabe) presidida pelo agricultor José Antônio Sanches, o “Barão”. A Coopabe fornece alimentos como milho, açaí, farinha e polpa de frutas para dois programas de compras de alimentos instituídos pelos governo federal, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE).
“A Emater sempre foi parceira da Cooperativa. Sempre deu apoio em tudo o que a cooperativa precisa. É nosso braço direito no Acará. Tudo o que conquistamos foi através da Emater. Se hoje nós temos os programas do PAA e PNAE foi em parceria com a Emater”, afirma José Antônio.
Além de orientações para o acesso aos dois programas, a Emater presta assistência técnica aos agricultores e os auxilia a acessarem financiamentos e políticas públicas.
"Essa parceria vai nos ajudar a chegar com os atendimentos do Alto ao Baixo Acará, garantindo a mais agricultores os diversos serviços que já prestamos, como emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP); assessoria para inserção no (PNAD) e comercialização através do PAA; emissão de Cadastro Ambiental Rural; assessoria para a obtenção de financiamentos por meio do Pronaf; capacitações; implantação de viveiros comunitários e também atendimento dentro do projeto do Funcacau, no qual o município está englobado”, detalhou a chefe do escritório local, Helenice Cesar.
O Termo de Cooperação Técnica com a prefeitura do Acará foi assinado pela presidente da Emater, Cleide Amorim, e pelo prefeito do Acará, Pedro Paulo Gouvea Moraes. O objetivo é o de reunir esforços para a execução de ações do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater) da Emater. O Termo de Cooperação Técnica tem validade até 2024.