Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Sespa leva ações de combate à Covid-19 aos Territórios Indígenas Araweté e Kararaô

A equipe multiprofissional já esteve em 22 aldeias realizando várias ações de saúde, incluindo exames laboratoriais

Por Melina Marcelino (SESPA)
05/03/2021 18h34

Os profissionais de saúde vão às aldeias indígenas levar os procedimentos necessários ao enfrentamento à pandemiaA Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação de Saúde Indígena e Populações Tradicionais (CESIPT), realiza de forma colaborativa ações em territórios indígenas do município de Altamira, na região Oeste do Pará. Ao longo do mês de fevereiro a equipe da Sespa visitou 22 aldeias.

Profissionais da policlínica itinerante estiveram nos Territórios Indígenas Araweté e Kararaô, atendendo 18 aldeias da etnia Araweté e quatro aldeias da etnia Kayapó. Foram atendidas pessoas com sintomas de Covid-19 e realizados ainda atendimentos médicos e exames laboratoriais.

A equipe foi composta por enfermeiros, farmacêuticos, biomédicos, técnicos em enfermagem e médicos. Uma das diretrizes é respeitar as especificidades culturais e metodologias diferenciadas, conforme a organização de cada aldeia e etnia.

A ação de saúde foi realizada em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena, Secretaria de Saúde do Município de Altamira e Universidade Federal do Pará (UFPA).A equipe multiprofissional já percorreu 22 aldeias, garantindo o atendimento de saúde

A indígena Eliene Rodrigues Putira Sacuena, biomédica e técnica da CESIPT, disse que o trabalho colaborativo entre Estado e Município é fundamental para garantir assistência aos povos indígenas. “Essa parceria entre as instituições se torna muito importante, pois assim conseguimos dialogar e fomentar políticas públicas de saúde diferenciadas aos povos indígenas do Pará. Neste contexto, a Sespa vem reforçando a necessidade dos municípios de estarem atentos às demandas da assistência aos povos indígenas”, ressaltou.