Inovação: projeto da Semas é premiado em evento sobre presente e futuro da Amazônia
Reconhecimento reforça o compromisso da Semas em unir ciência e a valorização dos servidores na construção de soluções ambientais

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) foi reconhecida com o “Selo Cesupa Sustentável” no evento "Diálogos Amazônia e Clima: cenários presentes e caminhos futuros", em Belém. Entre 75 trabalhos inscritos, apenas 14 foram premiados — entre eles, a “Plataforma Web de Educação Ambiental”, desenvolvida pela servidora da Semas, Daniela da Silva. O reconhecimento reforça o compromisso da Semas em unir inovação, ciência e valorização dos servidores na construção de soluções ambientais para a Amazônia.
O evento, promovido pelo Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), reuniu especialistas e instituições para debater o futuro da Amazônia de forma multidisciplinar. Além dos debates, a programação contemplou a premiação de projetos inovadores com o Selo Cesupa Sustentável, uma certificação que reconhece práticas acadêmicas alinhadas à sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e geração de soluções práticas de impacto.
A servidora Daniela da Silva, lotada no Núcleo de Estudos Legislativos (NEL) da Semas e mestranda no Cesupa, desenvolveu o projeto premiado sob orientação dos professores Marcelo Limont e Isaac Elgraby. A proposta prevê um painel interativo para sistematizar e divulgar boas práticas ambientais nos municípios paraenses, a ser disponibilizado pela secretaria.

Para Daniela, a conquista representa o resultado do investimento da Semas na valorização de seus servidores. “Representa um momento muito importante para minha vida pessoal, acadêmica e profissional. Como servidora pública há 15 anos, esse prêmio é um marco histórico na Semas, tendo em vista todo o investimento realizado em prol da valorização do servidor, por meio do edital de mestrado que abriu seis vagas para que servidores de carreira da secretaria se qualificassem”, destacou.
O secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos, também celebrou a premiação. “Esse reconhecimento é fruto de um trabalho coletivo que alia inovação, ciência e a dedicação dos nossos servidores. A premiação reforça o papel da Semas como referência em soluções sustentáveis para a Amazônia e demonstra que investir na qualificação da nossa equipe é investir no futuro do meio ambiente do Pará”, disse.
Além do projeto premiado, outros trabalhos de servidores da Semas também foram selecionados e apresentados durante o evento, entre eles: “Potencial Bioeconômico da Flora na APA Ilha do Combu (Belém, PA)”, com coautoria de Walber Teixeira e Wladimir Barbosa; e os trabalhos “Educação Ambiental e Turismo Sustentável: Cartilha Educativa para o turismo consciente na Ilha do Combu” e “Análise da atividade turística e conservação ambiental na APA do Combu: a visão dos turistas”, com coautoria de Tereza Cristina de Souza, Daniela da Silva e Liene Maria Negrão.
A participação dos servidores da Semas no evento, realizado no último dia 16 de setembro, no Cesupa, reflete o resultado do esforço estadual em alinhar a gestão pública com o conhecimento científico na busca de soluções sustentáveis para a região, fortalecendo o protagonismo do Pará diante da agenda climática internacional.