Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Santarém: Sectet apresenta programas e entrega certificados

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/03/2017 00h00

Representantes da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) estiveram em Santarém nesta quinta-feira (23) para a cerimônia de entrega de certificados de conclusão de cursos profissionalizantes aos alunos do Programa Pará Profissional, coordenado pelo órgão.

Atualmente, o programa é um dos principais instrumentos de superação das desigualdades interregionais, por meio da oferta de educação profissional e tecnológica a jovens e adultos de todo o estado, como forma de consolidar, ampliar e verticalizar as cadeias produtivas aos eixos prioritários de desenvolvimento definidos no Plano “Pará 2030”. Receberam os certificados os concluintes das turmas de Técnicas de Aplicação de Revestimento Cerâmico e Porcelanato e Técnicas de Parametrização de Inversor de Frequência.

A Secretaria também é a responsável por fazer, no Pará, o levantamento técnico das demandas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) - Setor Produtivo e repassá-las ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), que coordena essa área, também com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica em todo o país.

A adjunta da Sectet, Maria Amélia Enríquez, e o diretor de Educação Profissional e Tecnológica do órgão, Luís Blasques, participaram ainda da reunião mensal do Grupo de Gestão Integrada para o Desenvolvimento Regional Ambiental de Belterra, Mojuí dos Campos e Santarém (GGI), a fim de detalhar as ações do Pará Profissional e captar as demandas da região tanto para o programa estadual como para o federal.

Além disso, os presentes puderam conhecer melhor outro programa coordenado pela Sectet, o Inova Pará, que busca incentivar a criação e o fortalecimento de ambientes de inovação pelas diversas Regiões de Integração do Estado, por meio do conceito de Sistema Regional de Inovação. O desafio é transformar empresários, pesquisadores e outros profissionais em empreendedores inovadores que trabalhem conjuntamente e em sinergia, gerando, assim, um potencial competitivo.