Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Governo entrega nova embarcação para combater a criminalidade em Igarapé-Miri

Por Aline Saavedra (SECOM)
01/03/2021 16h22

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), entregou nesta segunda-feira (1º), uma lancha motor de popa 150 HP para fortalecer as ações de prevenção e ostensividade no município de Igarapé-Miri. A embarcação possui reboque para transporte, equipamento de salvatagem como coletes salva vidas e boias, por exemplo, além de utensílios para a navegação a exemplo de GPS, radar e sonar.

A lancha foi adquirida por meio de um convênio firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) com recurso proveniente de emenda parlamentar no valor de R$ 204 mil, por embarcação. A entrega ocorreu no porto onde está sendo construída a ponte do rio Meruú. Esta é a primeira lancha completamente nova a ser entregue de um total de 15 novas embarcações.

O Governador do Pará, Helder Barbalho, que esteve presente no ato de entrega da embarcação, ressaltou o orgulho do Pará ser o Estado que mais reduziu a criminalidade em todo o Brasil e frisou que a atual gestão não tem medido esforços para fortalecer as ações de segurança pública e que no Estado não há espaço para o poder paralelo. 

"Esta é uma região muito sensível e que tem toda a atenção do Governo do Estado para que nós possamos fazer a repressão necessária a partir do sistema de inteligência, na determinação do Governo, da Secretaria de Segurança Pública, da Polícia Militar, da Polícia Civil, de todo o sistema de fazer o enfrentamento a bandidagem e fazer e agir preventivamente para que a paz esteja instalada nesta região. Com o reforço dessa embarcação, junto com outras 55 embarcações, nós estaremos tendo a possibilidade de ter mais presença e efetividade das ações de segurança por todo o Pará", afirmou o governador do Pará, Helder Barbalho.

Estiveram presentes também na entrega vereadores e prefeitos da região, secretários de Estado, deputados estaduais e federais que compõem a bancada federal que viabilizou a aquisição dos veículos.

Para o autônomo e moradores de Igarapé Miri, Raimundo Quaresma, a lancha de fato contribuirá para a redução da criminalidade na cidade. "A gente como cidadão miriense, moradores da capital do açaí, a entrega dessa lancha significa muito para nós, ribeirinhos, pra gente que convive aqui no município de Igarapé Miri. É muito bom termos uma lancha dessa, vai reduzir, e muito, os casos de assaltos que ainda acontecem por aqui", afirmou. 

O Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, destacou também as ações de segurança pública já realizadas no município. "Nós estamos atuando muito fortemente na região do Baixo Tocantins, tanto pela rodovia, em especial a PA-151, onde em menos de um ano nós instalamos um posto da Polícia Rodoviária Estadual para que possa fiscalizar por terra. Agora, nós estamos entregando uma lancha de 150 HP de potência para que possa auxiliar nas incursões pela parte fluvial, não só no rio Meruú, mas também em outros rios que banham essa região de Igarapé-Miri, assim como outros Municípios do Baixo Tocantins receberam esse aporte irão receber também. O objetivo é tanto pelas estradas, quanto pelos rios, poder dar mais segurança à população, fiscalizar melhor para que possamos evitar crimes como roubos, furtos e assaltos e trazer mais paz para os moradores e para quem transita pela região", garantiu. 

A deputada federal, Elcione Barbalho, falou da importância de somar esforços para proporcionar melhor qualidade de vida e proteção ao povo do Pará. "Isso aqui é união. É cuidar da segurança pública. Graças a Deus o governador Helder tem investido na qualidade, na melhoria em equipamentos, na melhoria salarial de toda a segurança pública e para nós isso é um grande fato", pontuou. 

Roberto Pina, prefeito de Igarapé-Miri, afirma que "com esse apoio, sem dúvidas, a Polícia Militar e a Polícia Civil vão conseguir trabalhar muito mais em defesa do nosso povo e pela segurança pública do nosso município". 

Capacitação - O veículo poderá ser utilizado por agentes do sistema de segurança pública já habilitados e certificados por meio do curso ''Tripulação de Embarcações de Serviço Público do Estado'' realizado pelo Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFLu) em parceria com a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental.

Durante o curso, foram abordados os temas sobre mecânica, pilotagem, manutenção de motores e suas funcionalidades, acessórios, primeiros socorros, prática de condução, técnica para evitar colisão, sinalização das voadeiras e legislação fluvial de navegação. Participaram da capacitação policiais Civil e Militar dos municípios de Abaetetuba, Igarapé Miri, Castanhal, Itaituba e do Marajó. "Nós nos preocupamos em capacitar esses agentes para que possam operar e fazer as incursões devidas com mais qualidade na região", afirmou o titular da segurança pública, Ualame Machado.

Blindada - A primeira lancha blindada do Pará “Aruanã” foi entregue em dezembro do ano passado para agir em ações ostensivas de combate a crimes graves, a exemplo do tráfico de drogas, pirataria e assaltos a bancos, nos municípios localizados de forma estratégica, em lugares onde o rio é facilmente utilizado como rota de fuga. O investimento total na construção da embarcação, levando em consideração os aspectos locais, ultrapassou mais de R$ 2 milhões - um investimento do Tesouro estadual.