Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Emater mobiliza agricultores de Capitão Poço para a devolução de embalagens de agrotóxicos

Ação em parceria com Adepará e Associação do Comércio Agropecuário ajuda na proteção à saúde dos agricultores e na defesa do meio ambiente

Por Etiene Andrade (EMATER)
26/02/2021 14h06

Coleta de embalagens de agrotóxicos em Capitão Poço integra a política de logística reversa em proteção ao meio ambiente e à saúdeO escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) no município de Capitão Poço, região nordeste, colaborou, em fevereiro, com ações de proteção ao meio ambiente, como o “Recebimento Itinerante”, organizado pela Associação do Comércio Agropecuário do Pará (Acap), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) e da Emater, mobilizando agricultores para a entrega de recipientes de defensivos agrícolas.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater, Jerry Damasceno, a participação do escritório local na ação é importante, porque cumpre uma exigência da legislação vigente sobre o destino das embalagens e ajuda na prevenção à saúde do agricultor e do meio ambiente.

“Nós colaboramos com essa ação há cerca de quatro anos. O objetivo é cumprir a lei federal que exige que embalagens de agrotóxicos sejam devolvidas para as casas comerciais no prazo de um ano. Então, é feita a retirada itinerante, pois chegando até o agricultor se evita que ele faça o descarte incorreto desse material no ambiente, que pode gerar contaminação no solo, igarapés; ou até mesmo o reutilize para o armazenamento de outros produtos”, explica o engenheiro.

A Emater contribui com a ação fazendo a mobilização da comunidade. A primeira coleta foi realizada em fevereiro, com o recolhimento de mais de mil embalagens, mas a expectativa é aumentar a quantidade coletada em uma nova ação, prevista para ocorrer em novembro.

“Por conta da pandemia, foram recolhidos menos recipientes que em coletas anteriores. Mas acreditamos que em uma próxima ação, já serão feitos mais recolhimentos”, avalia Jerry.

LOGÍSTICA REVERSA

Os recipientes recolhidos são destinados à unidade central de recolhimento, no município de Paragominas. O “Recebimento Itinerante” faz parte do Sistema Campo Limpo, o programa de logística reversa (devolução às fábricas) de embalagens vazias de defensivos agrícolas, que abrange todas as regiões do País e tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada, envolvendo desde os agricultores e a indústria fabricante, também os canais de distribuição, assim como o poder público. Cada um com sua responsabilidade definida por lei.