HC oferece atendimento especializado para gestantes com acompanhamento cardiológico
Modelo de cuidado evita internações prolongadas e garante assistência para mães e bebês, no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém

Grávida, Victoria Leandra Ferreira Sá, 23 anos, moradora de Cabanagem, está em investigação para confirmar uma possível cardiopatia, no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém. Victoria tem um quadro de gravidez de alto risco, e realiza exames para esclarecer sintomas como cansaço, palpitações e aceleração dos batimentos cardíacos, enquanto mantém o acompanhamento do bebê, que apresenta boa saúde.
O atendimento é realizado na clínica obstétrica por meio do Day Clinic, um modelo que oferece acompanhamento multiprofissional sem necessidade de internação prolongada. “A paciente chega pela manhã, passa por consultas, exames e orientações, recebe todas as refeições do dia e retorna para casa no fim da tarde. Isso garante o controle clínico e o bem-estar, preservando o convívio familiar”, explicou a obstétra Laises Braga, que coordenada a Clínica Obstétrica do HC.

“A rotina começa cedo, por volta das 6h30, a paciente é acolhida na triagem, onde são aferidos sinais vitais e realizado eletrocardiograma. Em seguida, passa pelo Serviço de Atendimento de Triagem (SAT), com emissão de boletim de emergência, e sobe para o terceiro andar para a classificação de risco. No consultório, a equipe médica realiza exame físico, ausculta cardíaca e pulmonar, avaliação obstétrica e solicita exames como ultrassom, ecocardiograma e eletrocardiograma. Em casos específicos, podem ser pedidos ecocardiograma fetal, teste ergométrico, holter ou monitoramento ambulatorial da pressão arterial (MAPA)”, detalhou Laises.
HC disponibiliza o Day Clinic
Enquanto aguardam, gestante e acompanhante recebem lanche da manhã, almoço e lanche da tarde, permanecendo no espaço do Day Clinic, até o fim do atendimento, geralmente entre 16h e 17h. No período da tarde, após a conclusão dos exames, as pacientes são avaliadas pelo obstetra e pelo cardiologista. Com base nos resultados, a equipe define a necessidade de internação imediata, acompanhamento com retornos programados ou apenas seguimento até o parto.

“Nos casos de exames complementares como o holter ou MAPA, a paciente retorna em data agendada para colocação do aparelho, permanecendo novamente no Day Clinic durante o procedimento. O resultado é obtido diretamente pela equipe, que marca a consulta com o cardiologista para o mesmo dia em que o laudo estiver disponível. Cerca de 80% a 90% das pacientes resolvem todo o processo em apenas um dia, enquanto os demais casos se resolvem em até uma semana”, complementou Laises.
Além da agilidade, o serviço apresenta resultados expressivos. Segundo Laises Braga, em 2022, 100% das gestantes atendidas não estavam incluídas no programa de pré-natal de alto risco, e 53,6% delas precisaram de internação. Com a consolidação do Day Clinic, em 2024, apenas 2,5% das pacientes precisaram retornar para acompanhamento da cardiopatia ou da vitalidade fetal e, desse grupo, somente 15 necessitaram de internação. Cerca de 75% das gestantes não precisam de acompanhamento hospitalar adicional.
Assistência diminui necessidade de internações
A redução das internações é um dos principais impactos positivos, somada ao aumento do nível de satisfação das pacientes, que contam com acolhimento humanizado, presença de acompanhante e infraestrutura adequada, incluindo poltronas confortáveis durante o atendimento.

Para a gestante Juliana Fernanda Gomes, de 20 anos, moradora de Santa Isabel, o serviço foi essencial para agilizar seu tratamento. Ela foi diagnosticada com taquicardia supraventricular.
“Está sendo bom porque é muito útil e aqui o atendimento é rápido. A gente chega, já é atendida e sai aliviada, sabendo que pode contar com esse acompanhamento”, destacou.
Lorraine Sanches, de São Miguel do Guamá, 24 anos, está com 31 semanas de gestação e foi encaminhada pela Santa Casa do Pará para investigação de uma cardiopatia materna e fetal. Ela afirma que se sente acolhida no HC.
“O atendimento aqui no Hospital Gaspar Vianna é maravilhoso, todos são gentis e compreensivos, estou adorando o atendimento de todos, me sinto muito acolhida”, declara.
O Serviço prestado pelo HC garante que gestantes com condições cardíacas recebam diagnóstico rápido e preciso, permitindo intervenções oportunas e partos planejados com segurança.
Serviço — O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna é uma instituição voltada para a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nas referências de Psiquiatria, Cardiologia e Nefrologia, criada para assegurar à população soluções no atendimento ambulatorial e hospitalar de média e alta complexidade com excelência e humanismo, assim como contribuir para o ensino e pesquisa.
O HC também possui um serviço de clínica obstétrica. Para atendimento nessa área, é necessário um encaminhamento médico, que pode ser obtido através de uma Unidade Básica de Saúde e/ou via Regulação.
Texto de Kelly Barros / Ascom HC