COP30: veículos de comunicação já podem manifestar interesse por vagas no Centro de Mídia
Formulário on-line recebe pedidos para posições de trabalho, estúdios e pontos de stand-up; prazo final é 30 de setembro de 2025

Profissionais e organizações de mídia que farão a cobertura da COP30, de 10 a 21 de novembro, em Belém, já podem solicitar espaços e serviços do Centro de Mídia (Blue Zone) por meio de formulário on-line. O objetivo é organizar, com antecedência, a ocupação de postos de trabalho, estúdios e posições de stand-up. As solicitações devem ser feitas o quanto antes; o prazo final é 30 de setembro de 2025.
Quem pode solicitar
Organizações de mídia devidamente credenciadas no sistema on-line da UNFCCC (ORS). O credenciamento é obrigatório para acessar o local da conferência e é um processo separado da reserva de espaços no Centro de Mídia.
Estrutura do Centro de Mídia (Blue Zone)
- 300 posições de trabalho na área aberta de imprensa
- 120 estações para TV e rádio (área de broadcast)
- 20 posições de stand-up distribuídas pelo sítio da conferência (parte delas com energia, internet cabeada e kit de luz)
- Estúdios disponíveis em número limitado
- Funcionamento 24 horas a partir de 10 de novembro, com serviços reduzidos durante a madrugada.
Outros apoios: Wi-Fi em todo o centro, monitores IPTV com a agenda das sessões, armários com chave, áreas silenciosas para rádio/podcast (reservas por hora no balcão de informações).
Datas e logística
- Open day (visita técnica): terça-feira, 28 de outubro de 2025, às 10h (até 2 representantes por veículo; permitido apenas foto)
- Montagem no Centro de Mídia: domingo, 9 de novembro de 2025 (mediante aprovação prévia)
- Acesso ao local antes de 10/11 somente sob solicitação na manifestação de interesse.
Passo a passo (serviço)
- Credencie-se no ORS/UNFCCC (imprensa) e garanta sua badge
- Preencha o formulário on-line de manifestação de interesse, indicando necessidades (estação de TV/rádio, estúdio, stand-up, número de profissionais). Deadline: 30/09/2025.
- SNG/flyaway: sinalize no formulário se trará uplink próprio; pedidos de frequência temporária são exigidos e a checagem técnica é feita na chegada. Equipamentos não registrados / inspecionados não entram no venue. Recomenda-se solicitar com pelo menos 15 dias de antecedência
- Padrão de tomadas: NBR 14136 (três pinos). Leve fones 3,5 mm se for usar as posições de monitoramento de áudio.
Contatos e links úteis
Todas as candidaturas para as instalações descritas devem ser submetidas no Formulário de Reserva Online
Mais informações detalhadas sobre o Centro de Mídia.
Dúvidas técnicas (IBC): [email protected]
Assessoria de imprensa da Presidência COP30 (Brasil): [email protected]
Importante: As facilidades descritas acima referem-se à Blue Zone. As informações sobre mídia na Green Zone serão divulgadas pelo governo anfitrião em momento oportuno.