Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERPAZ

Estudantes se integram à comunidade nas oficinas do 'Cenas de Paz', no bairro do Jurunas

Com a ajuda de profissionais da Funtelpa, participantes aprendem técnicas para desenvolver produtos de audiovisual, rádio, noções de câmera, web e edição

Por Paulo Garcia (SETRAN)
26/02/2021 13h35

A jornalista Vanessa Vasconcelos, diretora da TV Cultura e gestora do projeto, conversa com participantes do 'Cenas de Paz", no JurunasA manhã desta sexta-feira (26) foi de muito aprendizado na escola estadual Camilo Salgado, no bairro do Jurunas, em Belém. Cerca de 40 moradores participaram do primeiro dia da oficina de Comunicação Integrada do "Cenas de Paz", projeto desenvolvido dentro do Programa Território pela Paz (TerPaz), pela Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa).

O objetivo é levar conteúdos diversos de comunicação com duração de 72 horas de aulas cumpridas. Os participantes aprendem técnicas para o desenvolvimento de produtos audiovisual e rádio, perpassando por noções de câmera, web e edição.

“A gente se depara com pessoas de várias áreas diferentes. Pela primeira vez que a gente permite essa integração, entre alunos da escola Camilo Salgado aqui no TerPaz Jurunas e membros da comunidade em geral, onde eles podem se descobrir grandes geradores de conteúdo”, disse Vanessa Vasconcelos, gestora do projeto.

Marcos Roberto diz que as oficinas ampliam conhecimentosMarcos Roberto dos Santos, 49 anos, disse que a oficina é uma forma de ampliar seus conhecimentos. “Eu sou produtor cultural e dirijo um instituto socioeducativo, então a minha expectativa é aprender todas essas linguagens para produzir conteúdo para o trabalho que desenvolvo aqui no bairro”, disse.

A estudante Laila Suelen, 17 anos, estava animada com o início da oficina. “Eu gosto muito de redes sociais, de vídeo e, antes da pandemia, estava aprendendo a fotografar, aí, com o isolamento por causa da Covid-19, aproveitei para estudar mais essas áreas, agora com essas aulas do Cenas de Paz eu acho que vou aprender e ter muitas oportunidades”, acredita Laila.

DESAFIO

Para Elcione Marques, 32 anos, moradora da Ilha do Murutucu, próximo a Belém, a participação na oficina é um desafio. “Descobri a oficina pela internet e fiquei muito interessada, até porque fui demitida durante a pandemia e agora estou empreendendo, abri uma loja de impressão de fotos e xerox lá na minha comunidade, então vejo no curso uma forma de ampliar meus conhecimentos nessa minha nova jornada”, contou Elcione.Elcione Marques, moradora da ilha do Murutucu: empreendedora

Segundo a coordenação do TerPaz no Jurunas, a integração de alunos e moradores do bairro foi muito positiva. “A gente está trazendo uma troca de experiência incrível, aqui nós temos gente ligada às áreas de comunicação, cultura, temos artistas musicais, fotógrafos, pessoas da saúde... E com essas oficinas do Cenas de Paz a gente leva oportunidades para as pessoas aprenderem, dentro da linguagem da comunicação, um novo ofício, por exemplo”, ponderou Delma Braga, gestora do TerPaz Jurunas.

As atividades do ‘Cenas de Paz’ já alcançaram os territórios da Cabanagem e do Bengui, em Belém; do Icuí-Guajará, em Ananindeua; e também o município de Marituba. No final da oficina, todos os participantes serão certificados e ainda farão uma visita técnica às instalações da Funtelpa Rede de Comunicação.

SERVIÇO

As aulas são realizadas na Escola Estadual Camilo Salgado, localizada na avenida Roberto Camelier, com início nesta sexta-feira (26) até 20 de março (sempre às sextas e sábados).