Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

ETSUS forma turmas de auxiliar veterinário e capacitação em Hemoterapia

A cerimônia de formatura dos 72 profissionais de saúde foi realizada no auditório da Sespa

Por Roberta Vilanova (SESPA)
14/10/2025 20h04

A Escola Técnica do SUS “ Dr. Manuel Ayres” (ETSUS) realizou, nesta terça-feira (14), no auditório da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a cerimônia de formatura do Curso de Capacitação em Hemoterapia para Atuação em Agência Transfusional e do Curso de Auxiliar de Veterinário, totalizando 72 concluintes.

O Curso de Capacitação em Hemoterapia para Atuação em Agência Transfusional foi realizado em parceria com a Fundação Hemopa e o de Auxiliar de Veterinário, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), por meio do Hospital Veterinário “Dr. Vahia”. Em ambos, o objetivo foi oferecer prioritariamente formação aos profissionais que já atuavam nessas instituições, garantindo o aprimoramento dos serviços prestados à população.

A cerimônia contou com a presença da diretora de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da Sespa, Margareth Braun, representando a secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz; do vice-diretor da ETSUS, Osmar Neves, representando a diretora da ETSUS, Elizeth Braga; de Ana Cláudia Barata, representando o presidente da Fundação Hemopa, Paulo André Castelo Branco Bezerra; e da diretora do Hospital Veterinário Municipal “Dr. Vahia”, Helen Santos.

Além de saudar os formandos, a diretora do DGTES, Margareth Braun disse que a ETSUS cumpriu o seu papel formando profissionais de nível técnico e que, logo, o Pará terá a sua Escola de Saúde Pública para formação de especialistas, mestres e doutores.  “Isso é um desejo dos secretários de Saúde”, afirmou.

Ela também destacou a importância da busca por conhecimento porque o SUS precisa de pessoas capazes, competentes e envolvidas com a causa. “Quando a dor do outro não me incomoda, preciso ir para outro lugar. A vida é um espelho, tudo que se faz reflete em nós mesmos”, alertou. “Então, sejamos bons profissionais com as pessoas e com os animais, sejamos grandiosos por salvar vidas, dando o melhor de nós. Pois nós cuidamos do amor de alguém”, disse a diretora.

Segundo o vice-diretor da ETSUS, Osmar Neves, essa formatura é o resultado do esforço coletivo de toda a equipe da Secretaria de Saúde e, principalmente, de todos os servidores que estão envolvidos nessa tarefa dentro da Escola Técnica do SUS, para sempre oferecer cursos com qualidade e atenção com a turma. “Então, para a Escola significa muito, porque no fundo a gente sabe que está reforçando e melhorando o Sistema Único de Saúde”.

A diretora do Hospital Veterinário Dr. Vahia, Helen Santos, disse que estava muito feliz em formar essa turma, que já atua há cinco anos com muita luta e dedicação. “Parabéns! Hoje é o início de um longo caminho a ser percorrido”, disse orgulhosa.

A representante da Fundação Hemopa, Ana Cláudia Barata, parabenizou os concluintes e a ETSUS pela iniciativa do curso. “Essa conquista representa uma Hemoterapia e um SUS mais forte”, afirmou.

Para Brenda Pinto de Moraes, que concluiu a Capacitação em Hemoterapia, o curso trouxe muitas oportunidades, inclusive a de ela trabalhar na Agência Transfusional do Hospital Ophir Loyola. “Eu espero, com esse conhecimento adquirido, poder ajudar mais as pessoas que são atendidas no hospital. Então eu estou muito feliz por essa conquista”, comemorou.

Camila Azevedo também estava muito feliz com o seu certificado. “A minha expectativa é que eu consiga novas oportunidade no ramo veterinário. “Eu fico muito feliz de estar nesse meio e agradecida por tudo que aconteceu até hoje”, celebrou.