Tapanã conta com videomonitoramento 24h em combate à criminalidade no bairro
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio do Centro Integrado de Operações (Ciop), realizou a instalação de câmeras de vídeo monitoramento no bairro do Tapanã, em Belém. O objetivo é de combater a criminalidade, com fiscalização 24h por dia, dos principais pontos da região.
A medida foi viabilizada, após uma ação criminosa ocorrida no bairro. A partir de agora, a localidade contará com monitoramento 24h. Em decorrência disso, a resposta aos atos criminosos, praticados na localidade poderão ser atendidos de forma mais célere e eficaz, por parte dos agentes de segurança.
Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Ualame Machado, a segurança pública pretende aumentar a capacidade de alcance e monitoramento em toda a Região Metropolitana de Belém, bem como em todo o Estado, e assim agir de forma mais eficiente, nas ações e impedir que novos atos criminosos possam ser cometidos.
“A Segup realizou a instalação de câmeras da segurança pública no bairro do Tapanã, em especial às proximidades do local onde pichadoras escreveram nas portas de residências, há alguns dias atrás. Nosso objetivo é demonstrar que para as forças de segurança, não há lugar que não possa ser vigiado e fiscalizado e informar que estamos atentos 24h por dia, sete dias por semana, para atuar em casos de necessidades ou fatos dessa natureza. Ainda este ano, estamos programando a instalação de novas câmeras que possuem inteligência artificial, com reconhecimento facial e leitura de placas para a Região Metropolitana de Belém e também no interior do Estado. Esse é um projeto que está em andamento para que durante o ano de 2021 possamos ampliar essa quantidade de câmeras de inteligência nas ruas por todo o Pará”, destacou o secretário.
Monitoramento 24h – No Centro Integrado de Operações (Ciop), é feito o monitoramento, 24h por dia, das mais de 300 câmeras instaladas na Região Metropolitana de Belém. O videomonitoramento é realizado, em tempo real, nos principais corredores de veículos e pessoas, além dos principais pontos da cidade. Através do Ciop, são computadas as denúncias realizadas por meio do canal 190, ao qual atende as chamadas de caráter de urgência. Através das centrais de atendimento as viatuaras são acionadas para atender aos chamados.