Hemorrede estadual funcionará normalmente nos dias 15, 16 e 17
Em Belém, a sede do Hemocentro e Unidade de Coleta Castanheira funcionarão de 7h30 às 17h
Por Vera Rojas (HEMOPA)
Atendendo decreto do governo do Estado, publicado no último dia 29 de janeiro, com medidas restritivas para conter o avanço do coronavírus no Pará, a Fundação Hemopa informa que o funcionamento para coleta de sangue será normal nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, nos serviços de Belém e do interior do Estado.
Na capital paraense, a sede do Hemocentro e Unidade de Coleta Castanheira funcionarão de 7h30 às 17h, e a da Estação Cidadania do Pátio Belém, das 10h às 16h.
A normalidade do atendimento inclui também os Hemocentros Regionais de Marabá, Castanhal e Santarém; e os Hemonúcleos de Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Redenção e Capanema, com funcionamento de 7h às 12h30.
Doador - Para ser doador, a pessoa deve se enquadrar nos critérios básicos de ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).
Quem já teve Covid-19 deve esperar 30 dias após a cura para doar, e quem manteve contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus deve esperar 14 dias após o contato.
Importante esclarecer que, para quem tomou a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação de sangue, após cada dose. Já a vacina AstraZeneca/Fiocruz, são sete dias após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar sangue após 7 dias.
Para mais informações sobre endereço da hemorrede, acesse o link.