Banpará já 'empoderou' quase 300 mulheres com programa de crédito
Programa de crédito feminino do Banco do Estado do Pará (Banpará) para ajudar microempreendedoras que possuem ou desejam abrir um negócio dentro dos Territórios pela Paz (TerPaz), o Empodera já beneficiou 270 mulheres em um investimento total que já ultrapassa os R$ 500 mil.
Tales Viana, que atua como gerente de microcrédito do Banpará, confirma o perfil de contempladas: mulheres que geralmente são chefes de família ou que utilizam deste empreendimento para complementar a renda familiar. "E que também não possuem acesso fácil a crédito ou serviços bancários e seus microempreendimentos funcionam na informalidade, com pouco controle gerencial", detalha.
Além do fomento, as microempreendedoras são acompanhadas gerencialmente pelos agentes de microcrédito do Banpará e também por outras entidades parceiras, como Sebrae e Projeto Ela Pode, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Tecnológica (Sectet). "Essa parceria vem gerando resultados qualitativos excepcionais. Em poucos meses elas estruturam seus negócios, saindo do trabalho em casa para estar em pontos novos comerciais, ampliando e reformando seus pequenos estabelecimentos", reconhece Tales.
"Estimular o empreendedorismo feminino tem sido gratificante ao Banpará, que segue cumprindo seu propósito social. Nossas clientes estão aumentando seus rendimentos, gerando empregos, criando sustentabilidade no mercado e, sobretudo, tornando-se independentes e protagonistas de suas vidas", comemora o gerente.
As mulheres beneficiadas já conseguiram acesso ao cartão de crédito Banpará, e logo mais, com o avanço dos negócios, acessam novas linhas de crédito com limites maiores - como é o caso da linha Banpará Comunidade, dentre outras, inclusive com possibilidade de sucessivas renovações para melhorias nos empreendimentos.
Karina Cordeiro, comerciante de roupas e de bolos, usou o empréstimo para ajudar os negócios. Ela já está na segunda renovação. "Conheci o projeto Empodera em uma palestra no Jurunas, e me ajudou muito mesmo, eu estou conseguindo capital de giro e ampliei o meu negócio", relata a microempresária.
Passo a passo - O acesso à linha de crédito ocorre em meio às ações do TerPaz com a participação do Banpará, ou por indicação de alguém que já teve acesso ao benefício. Ter o nome inscrito em instituições ligadas à proteção do crédito, como o Serasa, por exemplo, não é impeditivo para a busca pelo benefício. No entanto, restrições bancárias impedem a participação no Empodera.