Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Santa Casa estimula a produção científica sobre as ciências da saúde em publicação institucional

Fundação tem a Revista Pará Research Medical Journal (PRMJ) com artigos originais, nacionais e internacionais

Por Helder Ribeiro (SANTA CASA)
09/02/2021 14h09

A médica Lena Alencar, diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, diz que o objetivo da revista é tornar público o que se faz na Santa CasaCom uma média de 500 acessos mensais, a Revista Pará Research Medical Journal – PRMJ é uma ação da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão da Santa Casa do Pará e tem como principal missão publicar artigos originais, nacionais e internacionais, de caráter científico e alta relevância em todas as áreas das ciências da saúde. Para conhecer mais, acesse o site

 Através da certificação dada pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação, a Fundação Santa Casa do Pará tornou-se um hospital de ensino referência na atenção à saúde para alta complexidade, na formação de profissionais de Saúde e no desenvolvimento tecnológico. Entre as ações de docência, pesquisa e prestação de serviço exercidas pela fundação, a Revista Pará Research Medical Journal vem ganhando espaço no meio acadêmico, garantindo critérios científicos na avaliação para a publicação e o fortalecimento das bases de ensino.

O periódico existe desde 1958 e inicialmente foi produzido no modelo impresso com o nome Revista Paraense de Medicina – RPM. O projeto encerrou as atividades em 2015 e grande parte das publicações realizadas, pertencem ao acervo da Biblioteca Central da Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA). 

Diante da necessidade de revigorar o material dentro das exigências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para reconhecimento em nível internacional, a Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão da Santa Casa do Pará consolidou a criação da Revista eletrônica Pará Research Medical Journal – PRMJ em 26 de outubro de 2017. O principal propósito é promover a busca por soluções inovadoras e eficientes de problemas de ordem prática da Saúde.

Doutora Lena Alencar, médica anestesiologista e atualmente Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Fundação Santa Casa, afirma que a importância do projeto é a de estimular os autores que buscam criar, testar, criticar, melhorar as pesquisas sobre saúde e bem-estar da sociedade. “Hoje nós estamos trabalhando para tornar público tudo que se faz aqui dentro desta rica instituição e engrandecer cada vez o trabalho desenvolvido pela produção científica. Nosso propósito é tornar o projeto atrativo para todos aqueles que queiram publicar e afirmar a nossa instituição como um hospital de ensino referência em nível nacional”.

Envolvida na construção do artigo “Variáveis neonatais em recém-nascidos portadores de atresia esofágica” publicado na Revista Pará Research Medical Journal, Andressa Tavares Parente é enfermeira assistencial da Santa Casa há 14 anos e professora adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Para a pesquisadora, apresentar a pesquisa desenvolvida na forma de artigo permite a socialização da informação interna na instituição e, externamente, serve como parâmetro para os profissionais em formação e para os que já assistem essa clientela em seu cotidiano.

“É um privilégio fazer parte de uma equipe de referência materno infantil no estado do Pará, com mais de 300 anos de história na promoção à saúde da população na região Norte”, afirmou a enfermeira assistencial, Andressa Parente. Andressa Parente, enfermeira: "socialização da informação"

Na prática desde o seu lançamento em 2017, a PRMJ já teve 365 artigos submetidos e 85 artigos publicados em volumes anuais, no período de três anos. Utilizando o formato eletrônico, a revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

*Por Rafaela Soeiro (FSCMP).