Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Geral de Tailândia realiza cerca de duas mil mamografias em dois anos

Exame é considerado simples, mas importante na prevenção do câncer de mama

Por Vera Rojas (HEMOPA)
05/02/2021 17h11

MamografiaReferência na assistência de média complexidade aos usuários do Sistema Único de saúde (SUS), da mesorregião do nordeste paraense, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), oferece várias especialidades médicas e exames, entre eles, o de mamografia que permite descobrir, de forma precoce, o câncer de mama, quando o tumor ainda é bem pequeno. A detecção precoce da doença pode chegar a 95% de chance de cura.

Nesta sexta-feira (5), em que se comemora o Dia Nacional da Mamografia, o médico clínico do HGT, João Alves de Oliveira Júnior, explica que a mamografia é um exame simples, mas importante na prevenção do câncer de mama.

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em 2019, foram realizadas 50.456 mamografias, das quais 30.550 na faixa etária de 50 a 69 anos e 42.600 de janeiro a novembro de 2020, das quais 25.235 em mulheres de 50 a 69 anos, no Pará.

A equipe do Hospital Geral de Tailândia realizou 1.176 exames de mamografia em 2019 e 814 ano passado, somando um total de 1.990 exames nos dois últimos anos. O médico João Alves ressaltou que a redução da quantidade do exame entre os dois últimos anos deu-se em função da pandemia do novo Coronavírus.

Entre os vários sintomas da doença, o profissional destaca as retrações na pele, vermelhidão, desconforto, mamilo dolorido, mamilo invertido, nódulos ou secreção mamilar sanguinolenta. O doutor do HGT cita ainda fadiga relacionada ao câncer, inchaço dos gânglios ou perda de peso. “Por isso, as mulheres têm que ficar atentas para qualquer alteração nas mamas e procurar auxílio médico”, disse ele.

O doutor sugere que o sexo feminino inicie a prevenção com a realização do exame de mamografia a partir dos 40 anos, embora o Ministério da Saúde preconiza às pacientes acima de 50 anos.

Para ter acesso à mamografia, as mulheres precisam ir, primeiramente, a uma unidade básica de saúde para uma consulta e, de lá, conforme necessidade serão encaminhadas, para fazer a mamografia ou direcionadas para realização do exame.

Entre as ações de educação em saúde promovidas pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) com apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), constam a realização de palestras e distribuição de material educativo às usuárias, acompanhantes e colaboradoras, especialmente, em datas comemorativas, como o Outubro Rosa, por exemplo.

Dados da doença - Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, representando 24,2% do total de casos em 2018, com cerca de 2,1 milhão de casos novos. A doença é a quinta causa de morte por câncer em geral (626.679 óbitos) e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.

No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama também é o mais incidente em mulheres de todas as regiões. Em 2020 foram estimados 66.280 casos novos.

SERVIÇO

O HGT tem 51 leitos e dispõe de assistência de média complexidade garantida por uma equipe multidisciplinar que oferece as especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia/Traumatologia, Radiologia, Anestesiologia e Cardiologia.

O Hospital do Governo do Estado fica na avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752-3121.