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Construída em tempo recorde pelo Estado, Ponte União completa um ano

Com projeto moderno, estrutura garante total segurança para o transporte rodoviário e para a navegação na área

Por Kátia Aguiar (COHAB)
31/01/2021 08h10

Ponte foi reconstruída pelo Governo do Pará em apenas sete mesesConstruída em tempo recorde pelo Governo do Pará, após um desmoronamento que interrompeu umas das vias terrestres mais importantes para o agronegócio e mineração do Estado, a Ponte União completa um ano neste domingo (31). Localizada no Km 48 da Alça Viária, na PA-483, a estrutura foi reconstruída pelo Governo em apenas sete meses e hoje é um símbolo do esforço do Poder Público em torno de um objetivo comum. 

“Aquele foi o momento que o Governo se voltou para o propósito de garantir o rápido restabelecimento do acesso terrestre, minimizando, ao máximo, os prejuízos para a economia paraense, e garantindo que a ponte fosse reconstruída, de forma, que nenhum outro acidente com embarcação naquela área afetasse a estrutura do equipamento”, pontua Adler Silveira, titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), órgão responsável pela construção da ponte. A estrutura foi derrubada por um abalroamento de uma embarcação clandestina, que trafegava em horário proibido no local. 

Ao todo, são 268 metros construídos com dois novos canais de navegação ampliadosProjeto Arrojado 

A Ponte União impressiona pelas inovações tecnológicas. Ao todo, são 268 metros construídos com dois novos canais de navegação ampliados, de 134 metros cada um. Também foram instalados sistemas de proteção dos pilares, que permitem uma navegação adequada aos comboios de balsas: são três defensas flutuantes (denominadas dolfins) para proteção das fundações, altamente resistentes a grandes impactos. 

A pescadora Ana Laura Soeiro afirma que a nova estrutura melhorou a vida de quem mora próximo à ponteA tecnologia usada na estrutura é uma alívio para moradores das áreas ribeirinhas próximas à ponte. “Sim, melhorou a vida da gente. Era cada susto, porque antes batia muita balsa na ponte, tanto que no último aconteceu aquele acidente, mas agora com essas defesas e essa estrutura ficou melhor”, diz a pescadora Ana Claudia Soeiro, que vive há 23 anos no local. 

Construída pelo sistema de estais, um tipo de ponte suspensa por cabos e um mastro central, a Ponte União tem uma gigantesca base de sustentação, onde foram utilizadas 45 estacas fincadas, em média, a mais de 50 metros de profundidade – algumas chegaram a 70 metros de profundidade – e ainda 40 estais com cordoalhas (conjunto de cordas de alta performance). O mastro que sustenta o sistema da ponte foi construído com dois pilares de 3,5 metros de largura por 5,5 metros de altura, que chegaram a 16 metros de largura e 28 metros de altura.

"Está muito bom pra gente fazer o transporte de mercadorias", diz o caminhoneiro José Alcides FernandesO coletor de açaí Miguel Gonçalves da Silva mora praticamente ao lado da ponte e conta que acompanhou de perto toda sua reconstrução. “Foi rápido, muito ligeiro mesmo. A gente olhou o estrago e pensou que ia demorar mais, mas não demorou nada, e logo acabou o sufoco para atravessar de balsa”, enfatizou. 

“Uma ponte dessas, agora, pra nós que trabalhamos e andamos aqui todos os dias, é muito bom. Quando essa ponte quebrou, quando era na balsa, era um sacrifício total. E agora, está muito bom pra gente fazer o transporte de mercadorias, porque não tem mais aquela peleja. E foi rápida a construção, pelo tamanho do estrago que aconteceu na época, se fosse em outro governo, até hoje tava no chão”, acredita o caminhoneiro José Alcides Fernandes. 

A Ponte União é uma das pontes do complexo da Alça Viária, que é a PA-483, uma rodovia estadual que tem um complexo de 74 quilômetros de estrada e quatro pontes ao longo de sua extensão, que liga a Região Metropolitana de Belém ao Sul e Sudeste do Pará.