Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Adolescente pede presente de aniversário que salva vidas

Ir ao Hemocentro Regional de Santarém para se tornar doadora de sangue foi a comemoração pedida à família pela aniversariante

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
19/01/2021 15h22

A adolescente Ana Clarisse Brito completou 16 anos nesta semana e o presente que pediu aos pais não poderia ter um significado tão simbólico em uma semana em que a batalha pela vida começa a ser vencida: ir ao Hemocentro Regional de Santarém, no oeste paraense, para doar sangue. “Eu sempre quis doar. E só o sentimento de ajudar as pessoas já me deixa muito feliz neste dia”, declarou a aniversariante.

Ana Clarisse na companhia dos pais e da irmã, já com o resultado de seu gesto de consciência social aos 16 anosO pai da adolescente é o juiz titular da 2ª Vara Criminal de Santarém, Rômulo Brito, que ficou emocionado com o pedido da filha e compartilhou com a equipe de trabalho. “O sentimento é de satisfação plena. Eu comentei o desejo da minha filha com meus colegas servidores, e eles ficaram comovidos. Combinamos de vir juntos doar”, informou o magistrado.

E este dia de festa para Clarisse também foi de muita alegria para a equipe do Hemocentro. “Esse é exemplo de que uma boa ação, que reflete mais ações positivas. Ganhamos mais seis bolsas de sangue hoje, motivado pelo desejo de uma aniversariante em ser doadora. Isso nos inspira a cada dia”, destacou Telma Suanne, assistente social do Hemocentro de Santarém.O juiz Rômulo Brito aproveitou o pedido da filha e levou os amigos para a doação de sangue

Critérios - A doação de sangue é um procedimento simples e pode salvar muitos pacientes que estão hospitalizados, precisando de transfusão. Para ser um doador, o cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos - menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal, como a Clarisse fez. Além disso, precisa pesar mais de 50 kg e estar bem de saúde. No momento do cadastro é obrigatória a apresentação de um documento de identificação oficial com foto, que pode ser o RG, a carteira de trabalho, a carteira de habilitação (CNH) ou passaporte.

Durante a pandemia, quem teve Covid-19 pode doar após 30 dias da cura. E quem teve contato com pacientes infectados pelo novo coronavírus pode doar após 14 dias do último contato, se não apresentar nenhum sintoma gripal.