Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO CÍRIO 2025
English Version

Estado mobiliza quase 4 mil agentes para garantir segurança na maior das romarias

Segundo os órgãos de segurança do Governo do Pará, cerca de 2,6 milhões de pessoas acompanharam o Círio pelas ruas de Belém na manhã deste domingo

Por Walena Lopes (SEGUP)
12/10/2025 16h06

A maior manifestação religiosa do Brasil, o Círio de Nazaré, atraiu mais de 2,6 milhões de romeiros, na manhã deste domingo (12), às ruas de Belém. Paralelamente, os agentes de segurança pública integrados e coordenados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) realizaram a “Operação Círio 2025”, nas principais vias e no entorno da maior das 14 romarias em homenagem à Virgem de Nazaré, padroeira dos paraenses. 

Operação integrada reuniu agentes das esferas estadual, federal e municipal

Com efetivo de quase 4 mil agentes das esferas estadual, federal e municipal, com o apoio de mais de 900 viaturas, a Operação integrada realizou ações para garantir que a procissão transcorresse com tranquilidade, minimizando possíveis incidentes, como ressaltou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

“Mais uma ano a segurança pública presente na maior festividade de fé do povo paraense. Esse, que é o Natal dos paraenses, mobiliza mais de 12 mil agentes em todas as festividades que envolvem a quadra nazarena. Estivemos com nosso efetivo empregado para que todos pudessem vivenciar esse momento tão importante não só para os que moram aqui, mas para os turistas e romeiros que vêm pagar suas promessas na procissão do Círio de Nazaré”, disse o secretário.

Atendimento e monitoramento  - Este ano, mais uma vez, as ações contaram com o monitoramento das ruas em tempo real, pelo Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, instalado no Largo do Redondo, na Avenida Nazaré com a Travessa Quintino Bocaiúva. O funcionamento do Centro entre os fiéis visou acelerar as ações policiais em caso de ocorrências, além de realizar o monitoramento e o registro de ocorrências de pequeno porte. 

O Centro Integrado localizado na Almirante Barroso também foi ativado para monitorar as ruas de Belém, reunindo cerca de 20 agentes de segurança estaduais, municipais e federais.

Romeiros destacaram a presença dos agentes de segurança durante as caminhadas até Belém e nas romarias.

Militares do Corpo de Bombeiros participaram das ações de segurança na romaria

Balanço - Nesta manhã, desde o início da movimentação para a saída do Círio de Nazaré, foram registradas 57 ocorrências de urgência e emergência. A Cruz Vermelha e a Defesa Civil realizaram mais de 100 atendimentos. A Secretaria de Estado de Saúde Pública atendeu cerca de 350 pessoas. Foram registradas ainda 15 ocorrências pelas equipes da Polícia Civil, presentes no Centro Integrado de Controle Móvel. Agentes da Polícia Militar recuperaram dois celulares e uma incidência com drone foi registrada, sem risco aos romeiros. 

Vinte pontos de observação foram instalados ao longo do percurso das principais procissões da Festividade de Nazaré. Agentes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar realizaram monitoramento, observando a movimentação do público e direcionando para atendimento.

A segurança também esteve com seu efetivo realizando rondas aéreas, por meio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), com duas aeronaves e um drone, fazendo monitoramento e patrulhamento durante todo o trajeto do Círio.