Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTES

Governo entrega ponte de concreto aos moradores de Cumaru do Norte

Em concreto armado, estrutura sobre o Rio Trairão vai garantir acesso a 80% das localidades do município

Por Bruna Brabo Secom (SECOM)
19/12/2020 15h11

Cerimônia foi realizada pelo governador Helder Barbalho, na manhã deste sábado (19)Para quem vive na Região Araguaia, é uma satisfação ver pronta a nova ponte sobre o Rio Trairão, em Cumaru do Norte, no sudeste paraense. O lavrador Antônio Augusto, 62 anos, da colônia Mata Verde fez questão de estar presente na cerimônia de entrega realizada pelo governador Helder Barbalho, na manhã deste sábado (19).

“Sempre a gente aguardava um governador que podia fazer essa ponte aqui pra nós. Nós sofremos muito sem essa estrutura. Hoje, a gente só tem que agradecer ao Helder por tudo o que ele está fazendo por nós. É um privilégio de ter uma ponte dessa”, afirmou o lavrador.

Antiga estrutura da ponte, ainda de madeira, que foi reconstruída toda em concreto armadoA obra, toda estruturada em concreto armado, irá garantir o acesso a 80% das localidades de Cumaru, como as comunidades de Serra Azul, Mata Verde, Brilhante, Romaria, Estrela do Pará e Estrela do Maceió.

“Sei que essa ponte é importante para integrar, tirar do isolamento e aproximar todas as regiões aqui de Cumaru. Com a obra da ponte sobre o Rio Trairão, vem desenvolvimento, geração de emprego e renda, e também facilita a vida das pessoas que precisam trafegar nesta região. O Governo está assegurando maior trafegabilidade no escoamento da produção local, que gira em torno da produção leiteira e da criação de gado de corte”, destacou o governador.

Ato contou com a presença de deputados estaduais e federal, além de prefeitos da região sudesteA cerimônia contou também com a presença do deputado federal José Priante, dos deputados estaduais Gustavo Sefer e Alex Santiago, além de prefeitos da região sudeste.

A prefeita da cidade de Cumaru, Cleusa Temponi, agradeceu ao governo do Estado pela obra entregue. “Hoje, 80% da vida dos moradores de Cumaru está mudando com a entrega dessa ponte, que garante escoação de alimentos e travessia durante o período chuvoso. Fico feliz em contar com a parceria do governador que olha para essa região”, reforçou Cleusa.

Obras da Setran no sudeste do Pará

Entre as obras executadas pelo Estado na região sudeste do Pará, estão a conservação e manutenção da PA-287, no trecho entre Cumaru do Norte e Redenção, além da implantação de nova faixa de tráfego, acostamento e restauração da via existente da rodovia PA-287, com extensão de 3 km, no trecho urbano de Redenção.

O titular da Secretaria de Transporte (Setran), Adler Silveira, ressaltou a importância de obras de qualidade na região sudeste. “Um investimento que transforma a vida da população que mora na zona rural. A Setran está com várias frentes de serviço na região, estamos fazendo a duplicação da PA-287, já estamos em processo final de licitação do asfaltamento de 37 km da PA-287, que vai de Cumaru do Norte até Redenção. É o governo do Estado presente por todo o Pará”, pontuou o secretário.

Outro destaque é a construção de seis pontes em concreto armado na PA-287, no trecho entre Cumaru do Norte e Redenção, que estão sendo concluídas e serão entregues à população no primeiro semestre de 2021.