Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIÁLOGO

Secretária apresenta estrutura, projetos e perspectivas da educação a prefeitos eleitos

Ela disse que a capilaridade da secretaria a credencia a parcerias com os municípios para assegurar mais qualidade à educação no Pará

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
12/12/2020 17h33

A Seduc apresentou os investimentos para garantir o processo de ensino-aprendizagem adequado aos 575 mil alunos em todo o estadoAs ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação, no período de pandemia de Covid-19 e as estratégias para o retorno seguro das atividades presenciais nas escolas foram alguns dos temas tratados na manhã deste sábado (12), pela secretária de Educação, Elieth de Fátima Braga, durante painel sobre os avanços, desafios e as metas educacionais da rede estadual de ensino, no Seminário Novos Gestores 2021-2024.

O evento é promovido pelo Governo do Estado, em parceria com a Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep), para qualificar os prefeitos eleitos e reeleitos dos 144 municípios paraenses. 

A secretária informou aos prefeitos que, desde janeiro de 2019, o governo do Estado, por meio da Seduc, faz uma série de investimentos para assegurar um processo de ensino-aprendizagem e infraestrutura escolar adequado aos mais de 575 mil alunos, em todas as regiões do estado.

A titular da Seduc, Elieth de Fátima Braga, conduziu um painel com os avanços, os desafios e as metas educacionais da rede estadual Ela enfatizou a presença da Seduc em todo o Pará e o diálogo com os gestores municipais. “Nós estamos no Baixo Amazonas, através de 13 municípios, nós estamos no Marajó, no Guamá, Rio Caeté, Rio Capim, no Lago de Tucuruí, enfim, nós estamos em todas as regiões do estado. Nenhuma outra secretaria tem a capilaridade que tem a Seduc. Aí está a importância de nos darmos as mãos, de trabalharmos em parceria com os municípios, para que possamos melhorar principalmente algumas áreas que são precarizadas da educação”, pontuou a titular da Seduc.

Ela propôs aos prefeitos integração e parcerias para melhorar a educação nos municípios. "Nós estaremos ofertando ensino médio, entre outras modalidades, com qualidade; dessa forma, com certeza, vamos estar avançando com a educação pública paraense e a Seduc está de portas abertas para todos os 144 prefeitos e prefeitas do Pará”.

NÚMEROS

A Seduc está organizada nas 12 regiões de integração do Estado. A rede estadual de ensino dispõe de 927 escolas, atendendo 576.015 estudantes em todas as modalidades, além de contar com mais de 16 mil docentes qualificados e em constante processo de formação profissional.

Há 22 Unidades Regionais de Educação (UREs), distribuídas por diversos municípios do interior do estado, além de 18 Unidades Seduc de Ensino (USEs), que reforçam a presença da secretaria em todo processo educacional da rede pública estadual, fiscalizando ações e auxiliando no que for necessário para garantir uma educação de qualidade. 

Na quinta-feira (10) ocorreu a entrega da Escola Estadual José Veríssimo, em Belém, alcançando a marca de 50 unidades de ensino reconstruídas e entregues por todo o Pará. Outro dado relevante é que, até o momento, a Seduc tem 26 escolas de Tempo Integral em funcionamento, e outras 24 em processo de implantação, totalizando 50 instituições. O ensino Cívico-Militar também avança pelo estado, em parceria com diversas entidades da área de segurança pública em âmbito estadual e federal, fazendo com que este modelo esteja presente em seis municípios paraenses (Ananindeua, Belém, Canaã dos Carajás, Marabá, Paragominas e Santarém), com perspectiva de que outras cidades sejam atendidas pela mesma iniciativa.

*Vinícius Leal / Ascom Seduc.