Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa realiza I Seminário do Programa Institucional de Iniciação Científica Pibic

Evento teve objetivo compartilhar atividades e resultados finais das pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas da Fapespa

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
10/12/2020 11h33

Nesta quarta (9), a Fundação Hemopa promoveu o I Seminário do Programa Institucional de Iniciação Científica Pibic, no auditório Osvaldo Bellarmino, no prédio sede da Fundação, em Belém. O evento foi idealizado com o objetivo de compartilhar as atividades e resultados finais das pesquisas desenvolvidas pelos discentes contempladas com as bolsas disponibilizadas pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Oito alunos bolsistas apresentaram seus trabalhos para o público interno de servidores, pesquisadores e convidados especiais. O evento teve que ser restrito para obedecer as normas de distanciamento social por causa da pandemia do novo coronavírus.

“O Programa de Iniciação Científica na Fundação Hemopa é de suma importância para estimular o desenvolvimento de pesquisa na instituição, assim como possibilita que estudantes de graduação tenham formação acadêmica voltada pra pesquisa, especialmente na área da Hematologia e Hemoterapia”, destacou Renata Hermes, coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa da Fundação.

Veja os projetos de pesquisa apresentados:

- Flávia Alcântara Coutinho apresentou o projeto "Doença hemolítica do recém-nascido evidenciados no laboratório de imunohematologia da Fundação Hemopa", orientada pela professora e servidora Renata Bezerra Hermes de Castro.

- O projeto de pesquisa "Perfil epidemiológico, sorológico e molecular de doadores de sangue inaptos na triagem para HTLV na Fundação Hemopa’ foi apresentado pela bolsista Carolina de Alcântara Maneschy, orientada pela professora e servidora Katarine Antônia dos Santos Barile.

- A aluna Victoria Helena Miranda Ribeiro apresentou a pesquisa "Práticas lúdico-pedagógicas com crianças atendidas na unidade de transfusão da Fundação Hemopa", que tem como orientadora a professora e servidora Gilda Maria Maia Martins Saldanha.

- O projeto de pesquisa "Associação entre os transcritos do gene BCR-ABL e o perfil hematológico laboratorial" foi apresentado pelo bolsista Marcelo Braga de Oliveira. O orientador do trabalho é o professor e servidor Carlos Eduardo de Melo Amaral.

- A bolsista Luana Joana Barreto Cabral fez a exposição do projeto de pesquisa ‘Frequência alélica HLA de classe I e II em doadores voluntários de medula óssea do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Estado do Pará". A professora e servidora Patrícia de Jeanne de Souza Mendonça Mattos é a orientadora responsável.

- O projeto de pesquisa "Construção de um instrumento educacional para os cuidados de enfermagem na terapia transfusional" foi apresentado pela aluna Pâmela Cristina Furtado Costa, que tem como orientador o professor e servidor Rubenilson Caldas Valois.

- O aluno de iniciação científica Renato Gonçalves da Cunha apresentou o projeto "Análise comparativa entre a reação citoquímica da mieloperoxidase e a imunofenotipagem por citometria de fluxo no diagnóstico diferencial das leucemias agudas", orientado pela servidora Aline Lira do Nascimento.

- O projeto de pesquisa "Investigação de prevalência de infecção pelo vírus da dengue, zika e chikungunya em doadores de sangue do estado do Pará" foi apresentado por Luane Nascimento Lopes, que teve como orientadora a servidora Letícia Martins Lamarão.