Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'HISTÓRIAS DE MILENA'

Jovem com autismo atendida pelo CIIC lança livro em Belém

Por Rodrigo Souza (SEASTER)
04/12/2020 17h42

“Estou realizando o meu sonho, agora todas as pessoas podem ler as minhas histórias. Sou muito grata a todos que contribuíram para que isso se tornasse realidade”, expressou emocionada Milena Costa, jovem com autismo, de 17 anos, que lançou seu primeiro livro “Histórias de Milena” com uma sessão de autógrafos na manhã desta sexta-feira (4), no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC) da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

A obra, que foi lançada pela Editora Pública da Imprensa Oficial do Estado do Pará (IOEPA), conta com as ilustrações do melhor amigo de Milena, o adolescente Geovane Ferreira, de 14 anos, e apresenta quatro narrativas para o público infantil repletas de magia e imaginação. A autora prende a atenção do leitor do começo ao fim com muitos diálogos e fantasias, mas realizar esse sonho não foi tarefa fácil.

Milena é atendida pela equipe multiprofissional do CIIC há quase dois anos onde recebeu todo o acolhimento para que o livro fosse lançado. “Nós sobrevivemos do meu trabalho como faxineira e da venda dos meus bombons. No início encontrei muitas pedras no caminho, pois eu ouvia ‘não’ em todos os lugares que eu batia na porta, mas foi no CIIC que as portas se abriram, aqui as pessoas acreditaram nela. Eu cheguei aqui e pedi para falar com a Assistente Social e a Psicóloga e aqui estamos nós concretizando esse sonho. As minhas lágrimas de hoje estão sendo de alegria”, conta a tia da jovem, Vânia Lima.

A coordenadora estadual de políticas para autismo, Nayara Barbalho, parabenizou o trabalho da Seaster, por meio do CIIC, e colocou a disposição de Milena o apoio dos demais órgãos do Governo do Pará. “Terminar esse ano não poderia me deixar mais feliz com esse exemplo de inclusão e de esperança que nós estamos demonstrando para todas as famílias com pessoas com autismo. Precisamos trabalhar não apenas as dificuldades, mas principalmente as habilidades das pessoas com autismo. Quero dizer à Milena que ela pode contar conosco e com as outras secretarias estaduais para divulgar o seu trabalho e levando esperança para mais pessoas”. 

Já o coordenador do CIIC, Felipe Bordalo, explicou que ao ter conhecimento sobre as histórias escritas por Milena, a equipe técnica do centro buscou parceria junto a IOEPA para a produção do livro. “A tia da Milena nos procurou e contou que a sobrinha escrevia as histórias usando caneta e papel e posteriormente a família conseguiu um notebook para ela, foi nesse momento que a nossa equipe do Infocentro deu toda a autonomia e acessibilidade para que a Milena pudesse usar esse aparelho com mais segurança para escrever suas histórias. Depois, nós entramos em contato com a IOEPA e eles prontamente demonstraram interesse em publicar as histórias”. 

O lançamento do livro “Histórias de Milena” também contou com a presença do deputado estadual, Carlos Bordalo; da diretora do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), Paola Reyes; da coordenadora da Educação Especial do Centro de Referência de Inclusão Educacional (Crie), Denise Costa e do diretor da Associação Paraense das Pessoas com Deficiência (APPD), Jordeci Santa Brígida. 

Para adquirir os exemplares da obra, basta entrar em contato com o CIIC por meio do telefone (91) 98429-9700.