TerPaz realiza ações de cidadania e segurança nos bairros da Cabanagem e Guamá
Cumprindo a retomada das ações presenciais do programa Territórios Pela Paz (TerPaz), os sete bairros já estão recebendo diversos serviços
Dona Sônia Maria Nunes mora há 24 anos na passagem São José, no bairro do Guamá, em Belém. Hoje pela manhã, a dona de casa recebeu a visita de uma equipe do Corpo de Bombeiros. “Eles fizeram uma vistoria na minha casa e constataram que o relógio do meu botijão de gás estava vencido desde 2017, eu nem sabia que precisava trocar esse equipamento, eu estava correndo um grande risco dentro de casa e fui alertada sobre esse perigo”, contou a moradora.
Assim como Dona Sônia, vários moradores da comunidade do Caraparu, no Guamá, também receberam a ação “Proteção e Segurança Para Você” do Corpo de Bombeiros Militar do Pará que tem como objetivo orientar os moradores sobre prevenção contra incêndio e acidentes domésticos.
“A ação faz parte do retorno das atividades do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil nas ações do TerPaz, estamos agora participando aqui no Guamá, mas paralelo a isso está ocorrendo também ações no Icuí e em Nova União, em Marituba. Aqui a gente faz orientações nas residências sobre prevenção de acidentes domésticos e de instalações elétricas, gás de cozinha, prevenção contra incêndios, como não ligar vários eletrodomésticos em uma única tomada, qual procedimento se uma pessoa sofrer uma queimadura, uma queda, por exemplo... O que fazer naquele momento até o resgate do Corpo de Bombeiros possa chegar no local”, contou a Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros, Cileia Mesquita, responsável pela ação no TerPaz.
Avaliação – As equipes da Defesa Civil também realizaram uma avaliação específica de inspeção em casas que estão apresentando riscos de desabamento. “A coordenação do TerPaz sinalizou para a gente algumas casas que estão em sério risco de desabamento, então realizamos a inspeção e vamos emitir um documento para enviar a Companhia de Habitação do Pará (Cohab) que está também trabalhando junto com os Bombeiros nessa ação Intersetorial”, informou a Tenente Coronel Cileia.
Luzinete Silva da ConceiçãoÉ o caso da residência da empregada doméstica, Luzinete Silva da Conceição, que está apresentando riscos de desabamento. “As equipes dos bombeiros vieram aqui, viram a minha situação, indicaram os pontos que precisam ser mudados, a casa está com grande risco de desabamento, eles vieram me ajudar”, contou Luzinete.
Será feito um relatório das casas avaliadas e, posteriormente, o Corpo de Bombeiros retornarão à comunidade com equipamentos de gás para serem substituídos nas residências que apresentaram irregularidades. Assim como a entrega de kits de primeiros socorros para cada família.
Documentos – Também no Guamá, estava sendo realizada a ação de emissão de certidão de nascimento e óbito da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).
A operadora de caixa, Helen Aires, aproveitou a folga para emitir a segunda via da certidão de nascimento. “Eu me mudei recentemente e acabei perdendo a minha certidão, não temos tempo para tirar uma nova, mas essas ações do TerPaz estão facilitando e muito a nova vida”, disse.
Oficina de música – Já na Cabanagem, a ação realizada na Escola José Valente Ribeiro foi voltada para jovens que estão aprendendo música. São os projetos de Iniciação à “Leitura e Escrita Musical” e a “Prática Musical em Grupo” realizados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
“A gente começou essa semana os cursos de músicas nos sete territórios e estamos trabalhando justamente com os músicos dos bairros e estudantes de músicas, o foco é a profissionalização deles, pois muitos são músicos práticos e não tem essa formação da leitura musical, a teoria... Eles buscam aprender mais e ficar mais aptos para o mercado de trabalho”, explicou Priamo Brandão, professor de música da Seduc que está ministrando o curso.
O estudante de 18 anos, Charllison Kildere, é um dos participantes do curso. Tem paixão pela música desde criança, mas foi apenas no ano passado que começou, na prática, a aprender a tocar um instrumento. “Desde criança eu amo a música, mas nunca tive condições de comprar um instrumento ou pagar uma aula, foi que no ano passado ganhei uma guitarra e comecei a aprender sozinho, mas com esse curso tenho certeza que vou aprender muito mais, só nessa primeira aula já tive uma explosão de conhecimento, meu sonho é seguir carreira de músico e vou conseguir”, contou o jovem.
Linha de Crédito – Os moradores da Cabanagem também receberam a ação de cadastro para a concessão de microcrédito do programa CredCidadão. Com intuito de fomentar e fortalecer a economia local dos bairros atendidos pelo TerPaz.
Jane Moraes, de 37 anos, é microempreendedora e tem um mercadinho localizado na rua Damasco. Aproveitou a ação para se inscrever e tentar receber o benefício. “O que eu preciso no momento é um capital de giro porque, o que eu ganho atualmente, está sendo apenas para comprar novamente os produtos, eu busco crescer, por isso estou aqui atrás de uma orientação e verificar a possibilidade do crédito”, disse.