Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SIMBOLOGIA

Com arte e fé, ‘Círio na Estação 2020’ oferece programação até o final de outubro

A programação foi aberta na Estação das Docas, que já está imersa na atmosfera do Círio de Nazaré com exposições e um miniarraial

Por Governo do Pará (SECOM)
02/10/2020 01h41

Miniarraial, exposições, missa e apresentações culturais marcaram o primeiro dia da programação “Círio na Estação 2020”, aberta oficialmente na noite desta quinta-feira (1º), com uma solenidade que reuniu organizadores, autoridades e visitantes no Armazém 3 da Estação das Docas, o complexo turístico, cultural e gastronômico à beira da Baía do Guajará, em Belém. Apresentações de Jade Lima e Jeff Moraes foram atrações na abertura do evento, que durante todo o mês de outubro ficará disponível ao público das 10 às 22 h, com entrada franca.

Antônio Sobrinho, diretor presidente da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas, agradeceu à rede de parceiros, afirmando que “temos convicção de que esse momento será um marco para o povo paraense. Que possamos reproduzir aqui o melhor do Círio, traduzindo esse evento como uma ação de fé, de renovação e transformação”.

Também participaram da solenidade o secretário de Estado de Turismo, André Dias; a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal; o diretor do Círio 2020, Albano Martins; Rubens Magno, superintendente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o padre José Ramos, administrador das Obras Sociais da Paróquia de Nazaré.

Renovação - O secretário André Dias disse esperar que a população “possam vir prestigiar esse arraial do Círio montado aqui na Estação. Venham com calma, aproveitem os 30 dias de evento, tragam a família e renovem as esperanças”.

Para o diretor Albano Martins, “Nossa Senhora quis que no primeiro dia do mês de outubro estivéssemos todos aqui, perto da corda, da berlinda, desses objetos sagrados, para que pudéssemos sentir que, independentemente de qualquer situação, o Círio faz parte de nós”.

A importância da programação em um ano sem Círio de Nazaré nas ruas, no segundo domingo de outubro, também foi ressaltada pela secretária Ursula Vidal. “A Pará 2000 está de parabéns por esse evento, nesse espaço que é tão simbólico para nossa cidade. A Estação das Docas, assim como o Círio, nos traz o sentimento de pertencimento ao Estado do Pará”, frisou a titular da Secult.

Estão expostos no Armazém 3 os principais símbolos do Círio de Nazaré, em réplicas da berlinda e da Imagem Peregrina de Nossa Senhora, além de mantos e o carro de promessas utilizados em anos anteriores. No mesmo local podem ser vistas 26 fotografias de Bob Menezes.

O “Círio na Estação 2020” é uma realização da OS Pará 2000 e Diretoria da Festa de Nazaré, com apoio do governo do Estado e patrocínio da empresa Leal Moreira, Tramontina e Jeep Way. A OS Pará 2000 e a Diretoria da Festa de Nazaré estimulam os visitantes a doar alimentos não perecíveis, que depois serão entregues a famílias em situação de vulnerabilidade. Haverá um ponto de coleta no Armazém 3. 

Programação de 2 a 4 de outubro

Sexta-feira – dia 2

Apresentação cultural com o Grupo Uirapuru - o Grupo de Expressões Parafolclóricas Uirapuru fará uma apresentação gratuita, no palco do Teatro Maria Sylvia Nunes, a partir das 18 h. 

Sábado – dia 3

O público poderá visitar as exposições e o miniarraial, das 10 às 22 h.

Domingo – dia 4

Espetáculo teatral de Bubuia por Aí - às 10 h há teatro infantil com a Trupe de Bubuia, com entrada franca, no Teatro Maria Sylvia Nunes. 

Às 17 h haverá a celebração de missa no Teatro Maria Sylvia Nunes. A organização orienta o público a chegar cedo para garantir lugar, pois devido às medidas de segurança estabelecidas em decreto estadual o Teatro terá entrada limitada a 50% da lotação normal.

A agenda completa do Círio na Estação das Docas está disponível no site www.estacaodasdocas.com.br e nas mídias sociais do complexo: @estacaodasdocas. 

Serviço: A programação Círio na Estação 2020 ocorre de 1º a 30 de outubro de 2020, das 10 às 22 h, no Armazém 3 e Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas - Boulevard Castilhos França, s/n, Campina - Belém. Entrada franca.