Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROCESSOS SELETIVOS

Divulgadas listas preliminares de isenção da taxa de inscrição do Forma Pará

Os candidatos isentos já estão automaticamente inscritos e os não isentos podem recorrer através do formulário online

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
23/09/2020 12h04

Os candidatos que solicitaram isenção de taxa de inscrição nos processos seletivos do projeto Forma Pará podem conferir o resultado preliminar no site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), responsável pelos certames. O Forma Pará é desenvolvido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), e está ofertando 405 vagas em nove municípios em parceria com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), prefeituras e entidades locais. 

A Fadesp informa que nas páginas de cada um dos Processos Seletivos Especiais consta o nome do candidato, com o resultado do pedido de isenção e o motivo de recusa para o caso dos que não foram contemplados. Os isentos já estão automaticamente inscritos e os não isentos podem recorrer através do formulário online até esta quarta-feira (23).

Na Unifesspa estão sendo ofertadas 50 vagas para Bom Jesus do Tocantins (Ciências Contábeis), 50 para Tailândia (Engenharia Florestal), 50 para Abel Figueiredo (Administração), 50 para Itupiranga (Pedagogia), 40 para Piçarra (Medicina Veterinária), 35 para Jacundá (Psicologia) e 40 para Ourilândia (Zootecnia). Na Ufopa são ofertadas 50 vagas para Novo Progresso (Engenharia Sanitária e Ambiental) e 40 para Rurópolis (Agronomia).

Do total de vagas por curso, no mínimo 50% são reservadas exclusivamente a candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ou, ainda, que tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino, desde que não tenham frequentado o Ensino Médio em escola privada.

Conforme o calendário disponível no edital de abertura, os candidatos têm até o dia 22 de outubro para se inscrever e solicitar atendimento especial. Depois de preencher o formulário online, eles devem emitir o boleto bancário e pagar a taxa de inscrição de R$ 80,00 até o dia 23 de outubro.

O cartão de confirmação de inscrição, com local, dia e hora das provas será divulgado a partir de 1º de dezembro. As provas serão realizadas, provavelmente no dia 13 de dezembro, mas a data poderá ser alterada, após avaliação das condições de segurança necessárias para a proteção contra a Covid-19.

Os candidatos realizarão uma prova objetiva e uma de redação, devendo escolher, obrigatoriamente, o curso no município onde cursarão a graduação. Quem cursou pelo menos um ano do ensino médio ou esteja cursando o último ano no município em que a vaga é ofertada terá bônus de 10% sobre a pontuação total.

Confira as listas preliminares da Unifesspa e da Ufopa.