Operação Agosto Lilás promove mutirão na Delegacia da Mulher de Ananindeua
A Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Ananindeua, na região metropolitana de Belém (RMB), promoveu, no último sábado (29), a primeira fase da Operação Agosto Lilás, mês escolhido em alusão aos 14 anos da sanção da Lei Maria da Penha. Nesta primeira fase do trabalho, foram instaurados 90 inquéritos e ouvidas mais de 50 pessoas, entre vítimas, testemunhas e suspeitos, para que os procedimentos sejam remetidos à justiça.
A operação reafirma o compromisso da Polícia Civil no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. O objetivo é agilizar os procedimentos policiais, para dar encaminhamento da denúncia à justiça, fazendo, assim, o atendimento integral à vítima. Dessa forma, a Polícia Civil atua na busca por todas as medidas de proteção às vítimas de violência doméstica.
Para a delegada Joseângela Santos, diretora da Divisão de Atendimento a Vulneráveis, esse é um momento importante de prestar os atendimentos devido ao aumento da violência durante o isolamento social.
"Vimos um aumento significativo dos casos de feminicídio e violência contra a mulher durante a pandemia, então queremos acolher essas mulheres e dar uma resposta a esse aumento. Muitas mulheres não conseguem ter acesso à tecnologia para denúncia de forma virtual, então queremos recebê-las para que seja dando encaminhamento aos casos na justiça e as mesmas estejam protegidas”, ressaltou.