Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Pará e Finlândia terão cooperação nas áreas de energia e educação

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/05/2017 00h00

Na manhã desta quarta-feira, 10, o governador Simão Jatene recebeu o embaixador da Finlândia no Brasil, Markku Virri, que está em visita diplomática ao Pará. Na programação do embaixador está o lançamento oficial dos cursos de Bacharelado em Relações Internacionais e de Tecnologia em Comercio Exterior, que está sendo ofertado pela Universidade Estadual do Pará (Uepa), em parceria com a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA).

Durante o encontro, o governador Simão Jatene falou sobre o projeto Pará Sustentável, que visa o desenvolvimento econômico, social e sustentável do Estado. “É necessário pensar no desenvolvimento da Amazônia respeitando o meio ambiente, sem esquecer de dar condições de vida digna para a população que aqui vive. É nesse sentido que pensamos o projeto, com diretrizes que devem ser seguidas para alcançar os resultados que almejamos, preservando o meio ambiente enquanto geramos emprego e renda”, explicou o governador.

A geração de energia foi um dos temas destacados por Jatene no quesito desenvolvimento do Estado. Para o chefe do Executivo Estadual, a energia é fundamental para a manutenção da economia, da qualidade de vida e do desenvolvimento social de comunidades paraenses que ficam isoladas. “A energia rebate em todos os pontos. É algo estratégico, pois contribui, inclusive, para melhorar o acesso à educação de pessoas que residem em conglomerados humanos isolados, sem acesso à energia de qualidade. Precisamos encontrar alternativas de fonte de energia com tecnologia que seja eficiente, mas que tenha um custo acessível”, reiterou o governador, que disse que o Governo tem buscado parceiros estratégicos nessa área.

O embaixador da Finlândia no Brasil, Markku Virri, disse que em seu país há diversas empresas com know how em tecnologia e em sustentabilidade que podem ter interesse em firmar parcerias com o Pará. “Vou levar essas demandas para os empresários. Acredito que temos condições de fechar parcerias nessa direção”, reiterou Virri, ao sugerir parcerias na área da educação, já que a Finlândia é reconhecida mundialmente pela qualidade educacional do país.

“A Finlândia tem reputação, sobretudo, na formação de professores. Para nós, o papel dos professores é fundamental para o desenvolvimento de qualquer estratégia proposta para o país. Somos reconhecidos por essa excelência”, afirmou o embaixador Markku Virri, que prometeu firmar um acordo de colaboração para troca de experiências na área educacional.

A agenda do embaixador no Pará, no período de 9 a 11 de maio, foi organizada pela Coordenadoria de Relações Internacionais do Governo (Cori), com objetivo de aprofundar as relações entre o Pará e a Finlândia, por meio de parcerias e cooperações nas áreas de ciência, tecnologia e conhecimento, para fomentar a atração de investimentos e estimular as exportações e importações entre o Pará e a Finlândia, conforme explicou a coordenadora do Cori, Larissa Chermont.

“A visita do embaixador finlandês representa uma busca para se renovar e aprofundar as políticas públicas com um país que tem hoje, a melhor educação básica do mundo, o que pode contribuir para melhorar a educação no Pará”, defendeu Larissa Chermont, que acredita que a parceria entre o pais do norte europeu e o Pará pode ser produtiva para ambas as partes.

Também participaram da reunião o cônsul honorário da Finlândia AP/PA, João Augusto Rodrigues; o secretário estadual de Turismo, Adenauer Góes; o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, Alex Fiúza; e o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Eduardo Leão.

A Finlândia tem cerca de 5,5 milhões de habitantes e em 2009 foi o primeiro colocado no ranking do Índice de Prosperidade Legatum, baseado nos itens desempenho econômico e qualidade de vida. A Finlândia possui uma das maiores movimentações portuárias do mundo, sendo que a maioria das cargas chega ao país por via marítima, por meio de portos nacionais, como o Vuosaari, em Helsinque, na capital finlandesa, que é o maior do planeta no setor de contêineres.