Pará é o segundo Estado que mais reduziu a criminalidade no Brasil
Policiamento ostensivo da PM explica as razões de o Pará estar em segundo lugar entre os Estados que mais reduziram a violênciaO Monitor da Violência divulgou nesta sexta-feira, 21, que o Pará foi o segundo Estado que mais reduziu a criminalidade em todo o Brasil, enquanto a maioria das unidades da federação, mesmo com a pandemia da Covid-19 e menos pessoas nas ruas, tiveram alta nos números da violência.
A redução no primeiro semestre de 2020, comparado com o período equivalente de 2019, recorte utilizado para a análise do Monitor foi de 24%, no Pará, que ficou atrás somente de Roraima. No cenário nacional, a alta foi de 6% de Crimes Violentos Letais Intencionais, que reúne homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, ou seja, 1.323 mortes a mais.
O levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública que leva em conta os dados dos 26 estados e do Distrito Federal.
Unidade especial da Polícia Civil: investimentos do Governo do Pará em segurança melhorou a qualidade das investigações policiais O estudo mostra, ainda, que 17 estados apresentaram alta de assassinatos no período e, ainda, que 5 estados tiveram altas superiores a 15% (Alagoas, Espírito Santo, Paraíba, Maranhão e Ceará). A região Nordeste foi a grande responsável pela alta no país: 22,4% de aumento. Nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, o número de mortes caiu.
No Pará, a constante redução é atribuída às ações policiais de ostensividade e prevenção, deflagradas desde o início da atual Gestão Helder Barbalho. O governo investe em investigações qualificadas, além de ampliar os investimento, a integração e o trabalho de inteligência.
O executivo estadual também promove em busca da manutenção da paz social, o programa Territórios pela Paz, o Terpaz, em sete bairros elencados por já terem sido considerados os mais violentos da Região Metropolitana de Belém.
Esta não é a primeira vez que o Estado tem o trabalho reconhecido por diminuir a criminalidade local, e assim contribuir para a queda da violência nacional. Outros organismos fiscalizadores além do Monitor da Violência também já atestaram a redução dos casos no Pará, como o jornal O Globo.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, reforça que, mais uma vez, um estudo de um grupo independente, onde participam vários organismos da imprensa e também de acompanhamento da segurança pública, aponta a redução de crimes em território estadual, de janeiro a junho de 2020.
“O Pará mais uma vez figura entre as poucas unidades da federação que vêm reduzindo a criminalidade no Brasil, lembrando que neste primeiro semestre de 2020 o Brasil como um todo teve um aumento de 6% no número de mortes e no Pará teve uma redução, um dos poucos Estados com redução, inclusive, o segundo maior em redução, perdendo apenas para o Estado de Roraima”, pontuou o titular da Segup.
O secretário acrescenta, ainda, que as ações permanecerão. “O nosso Estado continua no caminho correto com as ações integradas de inteligência, com investimento forte na segurança pública, para que a gente possa cada vez mais prover segurança a nossa população. Esse é o resultado de um trabalho que vem sendo feito desde janeiro de 2019".
"Nós conseguimos 30% de redução ao final do ano e em 2020 damos prosseguimento, sendo que alguns estados não conseguiram manter essa média no Brasil. O Pará é um dos pouquíssimos estados que vem conseguindo manter essa redução tanto em 2019 como em 2020”, finalizou.