Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TECNOLOGIA

Agentes de segurança começam curso de operador de drones

Duas turmas serão formadas em operação de Aeronave Remotamente Pilotável (RPA), para coleta de informações

Por Aline Saavedra (SECOM)
17/08/2020 19h07

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), promove, juntamente com a Polícia Militar, o curso de Operador de Aeronave Remotamente Pilotável (RPA) em atividade de segurança. A primeira turma do curso começou as atividades nesta segunda-feira (17), e finalizará na próxima segunda-feira (24). As aulas teóricas ocorrem no auditório e as práticas serão realizadas no campo de futebol do Hospital da Aeronáutica (Habe), em Belém.A primeira turma de agentes da Segup que já iniciou a qualificação

Respeitando todos os critérios de proteção à Covid-19, foram formadas duas turmas. A cada semana, uma recebe o treinamento, com carga horária de 50 h. A segunda turma fará o treinamento de 24 a 29 de agosto. Participaram da aula inaugural com o tema “Importância do RPA nas operações policiais para a segurança pública” o titular da Siac, André Costa; o diretor do Habe, coronel Yoshibumi Kumeta, e o diretor de Contrainteligência, Ivanildo Santos.

De acordo com André Costa, o drone é um equipamento versátil, cada vez mais utilizado pelas forças policiais. “O drone deixou de ser um instrumento de lazer e passou a ser um instrumento de extrema importância para a segurança pública, tanto na parte operacional, mas também na parte de inteligência, para que sejam feitos levantamentos, coletas de informações sensíveis e, especialmente, na coleta de imagens e de vídeos utilizados para a confecção de relatórios de inteligência e informações, para futuras investigações ou operações policiais”, explicou o titular da Siac.A aula inaugural abordou o tema “Importância do RPA nas operações policiais para a segurança pública”

Aulas presenciais - No último dia 7, em edição extra do Diário Oficial do Estado, foram publicadas novas medidas referentes às aulas presenciais em cursos e unidades de ensino. As determinações dizem respeito a cursos livres, técnicos e das áreas da Saúde e Segurança, especificamente.

As medidas publicadas no DOE autorizam atividades presenciais em cursos da área da Saúde, em instituições públicas e privadas, desde que sejam respeitados o distanciamento social e os protocolos de segurança contra o novo coronavírus, previstos no próprio decreto. 

Também estão permitidas, desde o último dia 10, as aulas presenciais em qualquer curso da área de Segurança, inclusive aqueles promovidos pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), em cursos técnicos de nível médio e em cursos livres, sempre respeitando o uso de máscara e o cumprimento das medidas obrigatórias de segurança nos ambientes.