Feira do Produtor Rural é realizada na sede da Procuradoria-Geral
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) realizou em sua sede nesta sexta-feira (12), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), a primeira edição da Feira do Produtor Rural. Produtos hortifrutigranjeiros, oriundos da produção familiar, foram vendidos a preços mais acessíveis direto ao consumidor.
A produtora Raimunda Cléa Gomes do Carmo, 44 anos, do município de Santa Izabel do Pará (Região Metropolitana de Belém), trouxe da Comunidade Remanescente de Quilombolas do Itá, onde vive com a família, uma variedade de produtos para vender aos servidores da PGE, como pupunha, macaxeira, farinha d'água, mamão e banana. “Estou muito feliz com essa oportunidade de vender os nossos produtos para os consumidores de Belém. Quando começamos a participar das feiras, muita coisa mudou na nossa comunidade. As famílias passaram a se organizar melhor e com segurança, porque sabem que existem as feiras, onde podem vender os seus produtos", disse Raimunda do Carmo.
O agrônomo Ronaldo da Silva Sanches, chefe do Núcleo da Emater em Santa Izabel, explicou que a Feira do Produtor começou no ano passado, a partir do Programa Sábado Rural na Ceasa (Centrais de Abastecimento do Pará). Hoje, a feira é itinerante, e já foi realizada em diversos órgãos do Estado, como as secretarias de Estado de Administração (Sead) e da Fazenda (Sefa).
Sem atravessador - “Os produtores rurais trazem diversos produtos, como farinhas, frutas, legumes e hortaliças. O objetivo maior dessa iniciativa da Emater é incentivar a produção agroecológica regional, a agricultura familiar, trabalhando também outros aspectos importantes, como o escoamento da produção, o acesso direto entre produtor e consumidor final, a eliminação da figura do atravessador e a garantia de preços acessíveis à população”, destacou Ronaldo Sanches.
“Nossa finalidade é fortalecer as ações do Programa de Valorização do Servidor, e oferecer, no nosso local de trabalho, a possibilidade de adquirir produtos hortifrutigranjeiros livres de agrotóxicos, direto do produtor para o consumidor, com preços acessíveis, e contribuir na geração de renda dos pequenos produtores. Nosso próximo passo é avaliar o evento e ouvir servidores e produtores rurais, a fim de aperfeiçoar a próxima edição da feira na PGE”, informou a assistente social Rosicleide Lima, lotada na Gerência de Recursos Humanos da PGE.
“Essas ações são de fundamental importância para a adoção de uma cultura de melhoria na qualidade de vida dos servidores e de suas famílias, a criação da consciência sobre a necessidade de que todos tenham uma boa e saudável alimentação e, especialmente, para melhorar o ambiente de trabalho, tornando-o mais humano”, destacou o procurador-geral do Estado, Ophir Cavalcante Júnior.