Pará mostra suas potencialidades na feira internacional de Maringá
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Adnan Demachki, liderou a ação governamental do Pará na maior feira de agronegócios do Estado do Paraná, a Feira Internacional Expoingá, em Maringá. Ele apresentou as principais áreas de investimentos e oportunidades de negócios no Estado para um público seleto de investidores, industriais e produtores rurais, que estiveram presentes em sua palestra “Pará, um mundo de oportunidades”, na noite desta sexta-feira, 12, em Maringá.
“Estou feliz. Registramos o interesse de um grupo seleto de investidores e produtores de Maringá e região”, disse Adnan Demachki. Em dez dias de feira, o estande do Governo do Pará, localizado numa área estratégica do evento, recebeu a visita de investidores de Maringá, Paranavaí, Arapongas, Campo Mourão, Foz do Iguaçu e outros municípios sulistas motivados a conhecer as potencialidades do território paraense.
Para Demachki, o saldo não poderia ser mais positivo. “Vamos ter desdobramentos das conversas tratadas aqui, já temos, inclusive, visitas programadas de grupos de investidores. A mídia de Maringá destacou nossa presença na feira como uma iniciativa inédita de uma delegação estadual de governo com foco em divulgar suas oportunidades de investimentos. Fomos notícia de forma muito positiva em rádios, emissoras de tevê e jornais impressos. É só o início de um caminho profícuo que virá nos próximos meses”, pontuou.
O secretário esteve acompanhado do presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado (Codec), Olavo das Neves, e do secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Giovanni Queiroz, e de cerca de 10 prefeitos.
“O evento superou nossas expectativas. A troca de informações e os contatos institucionais foram intensos. Após a palestra de Adnan, tivemos rodadas informais com investidores potenciais, cooperativas de créditos fazendo questionamentos e saímos daqui com a perspectiva de receber em nosso Estado, pelo menos, algumas missões importantes, que irão conhecer in loco o que temos de melhor, e esse interesse deve se replicar em outros segmentos produtivos com foco em expansão de negócios. Isso é o que buscamos, geração de renda e empregos agregados ao desenvolvimento econômico em nossa região”, comentou o presidente da Codec, Olavo das Neves.
Para o secretário Giovanni Queiroz, o ambiente da feira foi extremamente positivo para a divulgação do Estado, principalmente pela qualidade das visitas ao estande do Governo do Pará, considerando grupos de empresários com real potencial e interesse em novos investimentos.
Os investidores que lotaram o auditório da Expoingá na palestra de Demachki, conheceram as potencialidades do Pará e sinalizaram com possíveis parcerias em diversas áreas, sobretudo em setores do agronegócio e da indústria de móveis, contudo eles também se motivaram pelas chances de negócios nos segmentos do desenvolvimento sustentável, como turismo e gastronomia, laticínio etc. O Pará chama a atenção pelo clima e logística privilegiados o ano todo.
O titular da Sedeme destacou a antiga presença de paranaenses e gaúchos no território paraense, muitos contribuindo com o crescimento econômico do Estado. Ele também frisou o trabalho que o Estado vem fazendo pra criar um ambiente jurídico seguro e econômico para os investimentos, principalmente no fomento de políticas públicas com foco na verticalização das cadeias produtivas.
Gestores e representantes das Prefeituras Municipais de Santarém, Belterra, Dom Eliseu, Redenção, Goianésia do Pará, Paragominas, Tailândia, Santana do Araguaia e Tomé-Açu estiveram lado a lado da comitiva governamental em Maringá, e ainda o deputado Miro Sanova que representou a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).