Setur promove segundo módulo do curso de APH em Salvaterra
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) promoveu o segundo módulo de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) do curso de Condutor de Trilhas e Caminhadas, no município de Salvaterra, entre os dias 8 e 12 de maio, na Escola Estadual de Educação Tecnológica do Pará (EETEPA). O PEQTur ganhou o Edital de Patrocínio 2017 do Banco da Amazônia com o Projeto "Condutor de Trilhas e Caminhadas". Assim, os módulos I, II e III do curso de realizado no Marajó contam com o apoio financeiro do banco e do governo federal.
O curso é desenvolvido pela Setur a partir do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur), que é uma das ferramentas do Plano Estratégico de Turismo do Estado do Pará, o Ver-o-Pará, e consiste em qualificar trabalhadores do segmento para melhor acolher o turista que visita nosso estado, além movimentar positivamente a economia, gerando emprego e renda.
Para a promoção do projeto, a Setur conta com a parceria fundamental do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará (CBMPA), Instituto de Desenvolvimento Florestal e Biodiversidade (Ideflor-Bio), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Secretaria Municipal de Turismo de Salvaterra e da EETEPA.
O curso “Condutor de Trilhas e Caminhadas” foi criado em 2015 e já formou três turmas, focando as aulas práticas nas trilhas do Parque Estadual do Utinga (PEUt), no Refúgio de Vida Silvestre (Revius) e nas Ilhas do Combu, Cotijuba e das Onças, todas Unidades de Conservação localizadas na região metropolitana de Belém, e com o apoio do Ideflor-Bio, gestor dessas áreas.
Flávia Lima, gerente de Qualificação Profissional da Setur e coordenadora do PEQTur, fala sobre a importância do curso. “Quando se está conduzindo um grupo de pessoas em uma trilha é necessário que se tenha uma capacitação em atendimento pré-hospitalar, em casos de ocorrência de qualquer tipo de acidente. O aluno aprende a partir das aulas práticas, estabilizar a vítima, quando for o caso, para que ela seja encaminhada com segurança para o hospital mais próximo”, conclui.
O módulo atinge o público de moradores das comunidades que vivem dentro ou no entorno das Unidades de Conservação de Salvaterra, e tem como objetivo levar conhecimentos específicos de primeiros socorros aos alunos, habilitando-os a atuar como condutores de trilhas em suas próprias comunidades, conduzindo com segurança os visitantes.
(Com a colaboração de Ângela Reis)