Mais 200 famílias podem sacar auxílio do Programa Recomeçar a partir de 4 de agosto
Os nomes dos novos beneficiados estão disponíveis no site do Corpo de Bombeiros Militar do Pará
“Com esse dinheiro, vou poder construir uma cisterna bem grande para acomodar a água do esgoto para que não invada a minha casa durante a chuva”. Esses são os planos de Mônica Bastos, uma das beneficiadas pelo Programa Recomeçar, iniciativa do Governo do Pará que disponibiliza um auxílio no valor de um salário mínimo para famílias que tiveram seus lares atingidos por alagamentos.
Os benefícios estarão disponíveis para saque no setor de atendimento de qualquer agência do Banpará
A décima primeira lista do programa, com mais 200 nomes, já foi divulgada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que gerenciam o programa. A lista pode ser acessada no site da corporação. Os novos benefícios estarão disponíveis para saque a partir de terça-feira (4), no setor de atendimento de qualquer agência do Banpará (Banco do Estado do Pará), mediante apresentação de RG e CPF.
Alagamentos - O programa foi criado para tentar amenizar o impacto das fortes chuvas durante os primeiros meses do ano e dos prejuízos como os vividos por Mônica. “Foram vários os alagamentos, mas o pior foi em março, quando perdi geladeira, máquina de lavar, móveis e vários pertences. Tinha fotos de tudo, mas apaguei de tanta tristeza que me causava”, conta.
“A casa ficou tão cheia por tanto tempo que as lajotas soltaram do piso”, complementa a moradora do bairro da Cremação. Ela relata que já foram feitos diversos aterros na casa, que é de altos e baixos, mas que não é mais possível aterrar por conta da altura do andar superior. Por isso, o auxílio do Programa Recomeçar será fundamental para a solução pensada para sua casa. “Esse dinheiro ajudará para mão de obra e material de construção, pois a cisterna precisa ser de concreto”, explica.
Chamadas – A cada semana, novas listas com nomes de beneficiados são divulgadas pela Defesa Civil Estadual, após análise dos cadastros de candidatos ao auxílio. Quando há pendências de documentos, a corporação entra em contato com o interessado, para regularização.
Para informações sobre o programa ou regularização, é possível usar os canais de atendimento, pelo telefone (91) 98899-6323 ou pelo e-mail programarecomecar2020@gmail.com.