Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SALÃO DO LIVRO

Feira Pan-Amazônica terá mais de 300 obras literárias lançadas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/05/2017 00h00

Considerado o terceiro maior evento do setor livreiro do Brasil, a XXI Feira Pan-Amazônica do Livro traz a poesia como tema central da programação deste ano e Mário Faustino, paraibano de nascimento, mas “paraense de coração”, como grande homenageado. O evento será aberto no dia 26 de maio, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, e prosseguirá até 4 de junho com várias atrações.

Cláudio Cardoso, coordenador do estande do escritor paraense, onde será lançada a maioria dos livros dos autores locais, informa que neste ano o número de obras deverá ser recorde. “Já temos cerca de 300 lançamentos previstos, mas até o início da Feira o número de inscritos deve aumentar para algo em torno de 350”, diz Claudio Cardoso, que também é escritor de crônicas, poesias, romances e, mais recentemente, de literatura de cordel. “O mais interessante é que o movimento literário que começa na feira se estende pelo ano inteiro, inclusive no espaço que mantemos para comercialização de livros na feira de domingo da Praça da República”, ressalta.

Segundo ele, o número de lançamentos ainda não está fechado por conta de autores do interior do estado que ainda não confirmaram presença. Muitos vêm nas caravanas dos municípios e aproveitam para lançar na feira a produção literária representativa das mais diversas regiões do Pará. “Temos grupos que vêm de Capanema (região nordeste), que é aqui mais perto, mas de municípios mais distantes, como Marabá (sudeste), que geralmente chegam no segundo sábado da feira. O que temos visto ao longo dos anos é que a produção regional é cada vez mais valorizada e tem seu lugar cativo e de destaque na feira”, assegura Claudio Cardoso.

Militar da métrica - Um dos autores paraenses que promete chamar atenção na feira é o militar da reserva Mário Zumba, que mesmo vivenciando durante 30 anos toda a austeridade das Forças Armadas, sempre reservou um lugar especial para a literatura. “Iniciei no teatro, com textos recheados de rebeldia e que iam na contramão do que se aprendia nos quartéis. No entanto, minha obra sempre foi valorizada e respeitada. Prova disso é que a minha peça de teatro ‘Cuidado com o Tamanduá Bandeira”, que retrata a briga política pelo poder, foi premiada pelo Ministério da Cultura”, conta o escritor.

Mário Zumba vai estrear no campo da poesia este ano, durante a Feira do Livro, com o lançamento do livro “Olhos de Letras”, no qual caminha pelas vertentes ecológica e étnica, passando pelas peculiaridades de Belém, suas mangueiras e chuvas cotidianas, até chegar aos poemas eróticos. “Esse meu livro tem um detalhe único. Não tem numeração, mas aldravas no final de cada página, que são mini poemas de seis palavras, ou seja, em cada página há duas poesias”, explica.

Esta é a segunda participação de Mário Zumba como autor na Feira Pan-Amazônica do Livro. Em 2016 ele lançou o livro infantil “Krukã e o Camaleão”, que conta a lenda da chegada à terra do povo Kayapo.      

Segundo Paulo Chaves Fernandes, secretário de Estado de Cultura, o estande do escritor paraense, que existe desde a primeira edição da Feira do Livro, cumpre bem seu papel de contribuir com a expansão da produção literária local. “Além dos autores paraenses terem um espaço reservado para suas obras, eles desfrutam de uma vitrine com um público estimado em 400 mil pessoas, durante os 10 dias do evento, além de uma programação cultural gigantesca”, detalha.

Gincana Literária - Para estimular ainda mais a produção literária paraense, a Feira Pan-Amazônica do Livro realiza há 13 anos a Gincana Literária, um encontro entre estudantes e escritores locais e suas obras. Em sala de aula, alunos fazem a leitura dos livros que recebem, três meses antes, para a atividade. É uma ação que visa formar leitores mais críticos e atentos à literatura paraense.

Este ano, estão sendo estudados pelas escolas que participam da gincana os autores Maria Lúcia Medeiros, Bruno de Menezes, Lindanor Celina e Stella Pessoa.

Serviço: XXI Feira Pan-Amazônica do Livro - De 26 de maio a 4 de junho, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. Horário de visitação: 10h às 22h