Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VISITA

Embaixador da Argélia no Brasil quer ampliar parcerias comerciais no Pará

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/05/2017 00h00

O embaixador da Argélia no Brasil, Toufik Dahmani, esteve no Palácio do Governo, na manhã desta terça-feira, 16, em uma visita de cortesia ao governador Simão Jatene. Esta é a primeira vez que o embaixador argelino vem ao Pará, onde pretende fortalecer as cooperações técnicas e econômicas, além de diversificar e ampliar os projetos de investimento no estado.

“Quero agradecer o apoio fundamental do governo do Pará para a instalação da Cevital aqui”, reiterou o embaixador Toufik Dahmani ao falar da empresa argelina que se instalou recentemente no município de Barcarena, onde pretende atuar na indústria de óleo vegetal. Para Dahmani, o Pará é um dos estados brasileiros que são estratégicos para o fortalecimento das relações comerciais entre Argélia e Brasil.

“O intercâmbio comercial com o Brasil gira em torno de US$ 4 bilhões de dólares. Temos várias empresas argelinas aqui e brasileiras atuando no mercado de lá. Acredito que podemos ampliar essas parcerias, não apenas na área comercial, mas no intercâmbio cultural, com eventos que possam divulgar a nossa arte e cultura”, avaliou Toufik Dahmani, embaixador da Argélia no Brasil.

Para o governador Simão Jatene, a falta de conhecimento pode ser uma trava para o avanço na cooperação entre o Pará e a Argélia. “Nos conhecemos pouco e precisamos nos conhecer mais para podermos desenvolver as nossas complementaridades. Acredito que a vinda da Cevital vai contribuir para ampliar esse conhecimento”, avaliou Jatene.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Adnan Demachki, lembrou que a visita do embaixador argelino ao Pará é uma retribuição à visita feita por Simão Jatene à Argélia, em 2015. “As relações entre Argélia e Pará foram objeto da reunião especial naquele país, onde foram firmadas as negociações que o governo do Pará tem realizado com a Cevital para investimentos aqui no estado na área do agronegócio e também na mineração”, contou Demachki ao revelar que o Estado trabalha na prospecção de novos negócios. “Foi uma reunião proveitosa, especialmente sobre assuntos da área econômica”, complementou.

Larissa Chermont, titular da Coordenadoria de Relações Internacionais do Governo (Cori), acredita que a visita de hoje representa um selo entre as empresas argelinas e o Estado do Pará. “A Cevital já é nossa parceira em algumas frentes. A visita do embaixador mostra a disponibilidade entre os dois governos para fortalecer essas relações”, assegurou.

A Cevital no Pará tem projeto de implantação de um porto e complexo industrial, com geração de 700 empregos e investimentos na ordem de 250 milhões de dólares nos próximos 36 meses. A multinacional também estuda investimentos no município de Marabá, na região sudeste do Pará, onde pretende investir nas áreas de logística e agronegócio; e em Santarém, na região oeste, com projetos na área da indústria de beneficiamento de grãos e derivados, com aporte na área portuária, no lago do Maicá.