PM trabalha em parceria pela tranquilidade do verão em Soure
8º Batalhão firma parceria com a Polícia Civil e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para o combate à criminalidade no Marajó
8º Batalhão PM, em Soure, firmou parcerias com outras instituições públicas para intensificar combate à criminalidade neste verão O município de Soure, na parte oriental do arquipélago do Marajó, é um dos principais destinos turísticos da região. Para garantir que as pessoas possam desfrutar com tranquilidade das maravilhas naturais da região, o 8° Batalhão de Polícia Militar (8° BPM), com sede em Soure, mas que também atua nos municípios de Salvaterra, Cachoeira do Arari e Santa Cruz do Arari, firmou parceria com outras instituições estaduais e municipais para operar com maior eficácia, no combate à criminalidade.
Além de fazer policiamento ordinário, a unidade atua na região com o Grupamento Tático Operacional (GTO), motopatrulhamento e o tradicional policiamento com búfalos. Também recebe o reforço de policiais militares da capital, enviados para atuar na operação Verão 2020.
O comando da unidade acredita que as parcerias com outras instituições aumentam a eficácia das ações e transmitem mais segurança aos moradores e ao grande número de pessoas que visitam a região nesse período.
"Estão previstas para o mês de julho operações com a Polícia Civil e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Como apenas uma praia de Soure foi liberada para o público, vamos atuar também em conjunto com agentes de saúde em ações de combate ao avanço do novo coronavírus", explica o major Marco Antônio Nogueira Barbosa, subcomandante do 8° BPM.
As operações barreiras, preventivas e sanitárias, incursão e saturação estão sendo intensificadas desde o início do mês de julho e já resultaram na apreensão de 15 aves silvestres criadas de forma irregular e na fiscalização de veículos e pessoas nas principais vias de acesso à região.
Ação com búfalos é o diferencial da unidade
O 8° BPM conta com uma modalidade de Policiamento específica, o policiamento com búfalos. Utilizado desde 1992, nas ações da PM no município, o animal é empregado principalmente nas ocorrências em terrenos e áreas alagadas, devido à facilidade para se locomover em terrenos de difícil acesso aos veículos da corporação.
Além disso, a modalidade de policiamento com búfalos é um atrativo a moradores e turistas por causa da tradição histórica e cultural que o animal representa para a região.
*Por: Edson Costa - CB PM