Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA

Banpará inaugura no município de Augusto Corrêa sua 112ª agência

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/05/2017 00h00

A população do município de Augusto Corrêa, na região nordeste, agora pode usufruir de todos os benefícios e serviços oferecidos pelo Banco do Estado do Pará (Banpará). A primeira agência do município, localizada no bairro São Miguel, foi inaugurada no final da tarde desta segunda-feira (22), com a presença do governador Simão Jatene, de prefeitos da região, autoridades locais e parlamentares.

Com a inauguração da agência de Augusto Corrêa, o Banpará dá continuidade à política de ampliação da rede de serviços, totalizando 112 agências distribuídas em 96 dos 144 municípios paraenses, abrangendo todas as regiões. "Até o início do nosso segundo governo o Banco do Estado tinha apenas 42 agências. Hoje, nós já passamos de 100. Nós crescemos nesses últimos seis anos mais do que o Banpará cresceu em toda a sua história. Mas quem faz o banco crescer é a sociedade", ressaltou o governador Simão Jatene.

"Quando o Almir Gabriel (que governou o Pará de 1995 a 2002) assumiu, lá atrás, o Banco do Estado estava sob intervenção, na eminência de ser fechado pelo governo que tinha deixado o banco em uma situação crítica. De lá para cá, com muito esforço, nós conseguimos arrumá-lo. Hoje, o dinheiro do Banco do Estado fica no Estado para atender a população", enfatizou o governador.

Além de ampliar sua presença no Estado, o objetivo a instituição é tornar mais completo e eficiente o atendimento aos clientes. "O governador nos lançou o desafio de estarmos presente em todos os 144 municípios. A instalação de um banco não é um processo fácil, tem toda uma parte burocrática. Mas a nossa expansão está indo ao encontro dessa meta, e estamos trabalhando para chegar a todos, melhorando a renda e a qualidade de vida da população", afirmou o diretor de Crédito e Fomento do Banpará, Jorge Antunes. "Nosso desfio também está na melhoria e ampliação dos espaços já existentes, para atender as demandas dos municípios", acrescentou.

Ainda neste semestre deve ser entregue a nova agência em São Félix do Xingu, no sudeste, e concluídas as obras de ampliação de outras agências, entre as quais as de Goianésia do Pará (sudeste), Monte Alegre (oeste) e Concórdia do Pará e Tracuateua, no nordeste.

A estrutura da agência de Augusto Corrêa atende às exigências e conceitos de acessibilidade, com adaptações para pessoas com deficiência. Na construção do prédio também foram utilizados materiais ambientalmente corretos, como telhas ecológicas, sensores de presença de iluminação, lâmpadas de led, sistema de captação de água da chuva para utilização nas caixas dos banheiros e torneiras com fechamento temporizado.

Incentivo ao comércio – A inauguração da agência bancária atende às demandas da população, principalmente dos comerciantes da região. Para eles, o Banpará é sinônimo de melhoria da economia local em função da maior circulação de dinheiro que proporcionará.

Roberta Oliveira, 34 anos, que há quatro anos montou um pequeno mercado nas proximidades do banco disse acreditar que “o Banpará vai melhorar muito o comércio, pois as pessoas tinham que sair daqui e ir para Bragança receber seus salários e aproveitavam para fazer compras. O dinheiro ficava todo pra lá, e o comércio daqui ficava parado. Agora, o banco trará uma nova oportunidade para os comerciantes".

Quem também está na expectativa de novos negócios são os pescadores do município. A colônia, que reúne mais de mil trabalhadores locais, vê na chegada do banco "mais desenvolvimento para o município”. “Vai melhorar a participação de projetos do Estado e a termos acesso a linhas de crédito. Além disso, com um banco aqui o dinheiro vai circular dentro do nosso município", ressaltou o vice-presidente da colônia de pescadores, Paulo Sérgio Barbosa.

"A expectativa do banco na Região do Salgado é alcançar também os comércios, os pequenos empreendimentos na área rural, entre outros. Os municípios têm grandes potencialidades. Aqui temos o setor de pescado, crustáceos e turismo. Temos uma demanda significativa, e essa ampliação do Banpará vem fortalecer a economia, gerar desenvolvimento, renda e novas oportunidades", afirmou o gerente da agência, Elias da Costa Silva Júnior.

Para o prefeito de Augusto Corrêa, Filho Barreto (DEM), "este é um grande ganho para o município. Mais uma oportunidade de crescimento que comemoramos". A expectativa é que a prefeitura transfira o pagamento de seus servidores para o Banpará, trazendo maior comodidade ao funcionalismo público municipal e contribuindo para o fortalecimento da agência e o dinamismo da economia local.

Expansão - Só nos cinco primeiros meses deste ano foram entregues as agências do Banpará em Aurora do Pará (nordeste), Cachoeira do Arari (Arquipélago do Marajó) e Trairão (sudoeste), e as novas instalações das agências Tracuateua (nordeste), Anapu (oeste) e Maracanã (nordeste), que foram totalmente reformadas. Também foi inaugurado um posto de atendimento no Palácio do Governo e o Banpará Digital, no Shopping Bosque Grão-Pará, ambos em Belém.

Em 2016, o Banpará expandiu sua rede de atendimento para seis municípios - Ourilândia do Norte, Tucumã e Curionópolis (sudeste), Curralinho e Melgaço (Marajó) e Medicilândia (oeste) -, e converteu outros 13 postos de atendimento em agências. Os municípios que ampliaram suas estruturas foram Abel Figueiredo e Água Azul do Norte (sudeste), (oeste), Brejo Grande do Araguaia, Sapucaia e Floresta do Araguaia (sul), Afuá (Marajó), Anapu, Vitória do Xingu, Curuá e Terra Santa (oeste), Garrafão do Norte, Primavera, Tracuateua e Santo Antônio do Tauá (nordeste).

Ainda no ano passado, o Banpará revitalizou duas unidades - de Cametá e Capanema, na região nordeste -, instalou o Serviço de Expedição e uma sala para motoristas na Agência Matriz, uma área de lazer ao ar livre no Complexo Municipalidade, e entregou as novas instalações das agências de Eldorado do Carajás (sudeste), Abaetetuba, Salinópolis, Bujaru e Bragança (nordeste), Terra Santa (oeste) e Floresta do Araguaia (sul).