Projeto de exibição de filmes é retomado no Centro de Reeducação Feminino
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) retomou, na última quinta-feira (18), o projeto “Projetar o Futuro”, iniciativa pioneira no Brasil que promove, por meio do audiovisual, ressocialização social para internas do Centro de Reeducação Feminino de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. São sessões de filmes, que foram, com o cenário de pandemia, foram divididas em dois horários, para evitar aglomerações, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Dez internas participam de cada sessão, todas com máscaras e cumprindo o distanciamento adequado. O filme exibido na quinta e nesta sexta-feira (19) foi "Coach Carter". Nos próximos dias 25 e 26, será exibido "O Lado Bom da Vida".
"O projeto tem como objetivo usar o cinema no ambiente prisional como oportunidade de acesso à educação, cultura e lazer, compreendendo a linguagem como instrumento pedagógico que potencializa o reconhecimento da diversidade humana e o desenvolvimento da percepção crítica e reflexiva. Nessa retomada, estamos seguindo todos os protocolos de prevenção ao contágio da Covid-19", diz o diretor de Reinserção Social da Seap, Belchior Machado.