Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Centro de Recuperação Regional de Tucuruí recebe ações estruturais

De 10 a 11 deste mês, foram analisados 30 processos jurídicos e realizadas 41 consultas médicas, 19 consultas de enfermagem, entre outros serviços de saúde   

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
17/06/2020 17h08

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), implementa o plano de padronização das unidades prisionais paraenses. Nesta terça-feira (16), o Centro de Recuperação Regional de Tucuruí (CRRT), que passa por melhorias desde o dia 2 de junho de 2020, recebeu a visita técnica do secretario de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, e autoridades do município.

Nesta terça-feira (16),  o Centro recebeu a visita técnica do secretario de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, e autoridades do municípioA comitiva viu de perto as mudanças decorrentes da implantação de procedimentos estruturais que abrangem serviços de revitalização das instalações elétricas a ações de limpeza, reforma e pintura, para a garantia de um ambiente humanizado às pessoas privadas de liberdade.

A direção do CRRT, que está sob intervenção para adoção de novos procedimentos, tem assegurado assistência médica e jurídica aos internos do CRRT, que receberam inclusive novos uniformes. Para o comandante do Comando de Operações Penitenciárias (Cope), coronel Vicente Neto, as iniciativas têm forte impacto positivo.

“Trabalhamos muito o pós-intervenção que é a aplicação da limpeza, da disciplina, do silêncio, dos procedimentos e isso com o objetivo de dar dignidade ao ambiente carcerário. Atuamos com três pilares: o homem, o equipamento e o procedimento''.  

"O homem, capacitado; o equipamento, necessário, eficiente e legal e os procedimentos pautados na legalidade, fazem com que os internos tenham seus direitos e possam cumprir seus deveres no sistema penal”, frisou o coronel Vicente Neto.


A secretária do Conselho da Comunidade da Comarca de Tucuruí,  Maria Elisabete, também acompanhou a visita técnica e observou as mudanças que viu. "Graças a Deus, as mudanças são para melhor. Nós precisávamos disso aqui em Tucuruí. Essa mudança, esse sistema novo, nova direção. Eu acredito que essas ações têm muito a contribuir, principalmente, com a vinda do secretário (Jarbas Vasconcelos) com o qual podemos ver tudo o que está sendo feito”.


A visita técnica do titular da Seap incluiu o acompanhamento da obra da nova unidade prisional de Tucuruí. A Central de Triagem, orçada em R$ 11 milhões de reais, está prevista para ser entregue em setembro de 2020. Serão 210 novas vagas para o sistema penitenciário paraense. 


"O preso que trabalha e estuda é reinserido na sociedade. Nós queremos cem por cento dos presos trabalhando e estudando. Isso é importante porque o preso pode ir para a rua, cuidar das praças, pode cuidar dos jardins da prefeitura e dos espaços públicos, pode limpar, pode lavar, pode desinfectar, pode fazer uniforme, pode fazer carteira. Tudo com um serviço remunerado, uma bolsa de um salário mínimo. E é importante para o combate ao crime organizado, porque metade desse valor vai para as famílias dos presos", ponderou o secretário estadual Jarbas Vasconcelos.


O CRRT recebeu uma equipe multiprofissional da Seap, de 10 a 11 deste mês, responsável por realizar análises de processos penais e consultas médicas. A ação por meio da Diretoria de Execução Criminal analisou 30 processos jurídicos. Noutra ponta, a Diretoria de Assistência Biopsicossocial, com o apoio de um médico e um enfermeiro cedidos pela Prefeitura de Tucuruí, realizou 41 consultas médicas, 19 consultas de enfermagem, 11 avaliações de pacientes com tuberculose, 60 atendimentos de enfermagem e sete testes rápidos de Covid-19 em casos suspeitos da doença, e já isolados. 
 

Participaram da visita técnica autoridades do poder público e de órgãos de segurança, como o prefeito de Tucuruí, Artur Brito; a magistrada Célia Gadotti; o comandante do Batalhão da Polícia Militar, coronel Mário André; o comandante CPR IV, coronel André Gustavo; o capitão QOBM, Fernando Varela Camarinha.