Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Policlínica Itinerante trabalha pela prevenção e educação no Marajó

Projeto realiza 378 atendimentos em dois dias e população marajoara agradece

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
14/06/2020 19h48

Em dois dias de ação no município marajoara de São Sebastião da Boa Vista, a Policlínica Itinerante do Governo do Pará realizou 378 atendimentos, entre eles, 171 testes rápidos e mais 53 exame PCR (coleta secreção). As amostras para análise laboratorial Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen), chegaram de helicóptero, no final da tarde deste domingo (14). O atendimento humanizado tido como o diferencial do projeto, foi elogiado pela população local. 

Nesta segunda-feira, 15, a Poli Itinerante atraca no trapiche do município de Cachoeira do Arari, com atendimento das 8h30 às 15h30 O comerciante Raimundo Pereira, 74 anos, buscou os serviços da Poli Itinerante, acompanhado da esposa e do neto. Ele realizou o teste rápido e recebeu orientações de prevenção contra o novo coronavírus.

O morador agradeceu a oportunidade do atendimento que recebeu. “O teste rápido deu positivo e agora vou fazer o tratamento em casa, conforme orientou o médico. Eu e minha família fomos muito bem recebidos pelos profissionais, agradeço a todos que aqui estão no município”, disse referindo-se às equipes de profissionais de saúde do estado. 

A Policlínica Itinerante reforça uma assistência médica diferenciada para identificar e tratar a Covid-19 logo no início. O projeto é mais uma estratégia do governo estadual de combate ao novo coronavírus. O tratamento precoce evita o agravamento de casos e internações em hospitais. 

“São atendimentos humanizados, com respeito e dignidade, para todas as pessoas que procuram a Policlínica Itinerante. Esse é o diferencial das nossas ações”, comenta Alessandra Amaral, coordenadora da Poli.   

Durante a consulta médica, caso seja receitado, o paciente recebe os medicamentos para tratamento da doença, como foi o caso de Maria Melo, 43 anos, com sintomas há 15 dias, que fez o teste rápido e deu positivo.

“Foi uma bênção a vinda do navio com os serviços para a cidade, que é tão carente. Vou voltar para casa mais calma, já que recebi medicamentos para fazer o tratamento”, pontuou. O esposo de Maria, Marildo Silva, também foi até a Policlínica Itinerante em busca de assistência médica. Ele também elogiou o atendimento que recebeu durante todas as etapas, desde a triagem até a entrega de medicamentos. 

“São profissionais qualificadas que o Governo do Pará mandou para atender a população no município de São Sebastião da Boa Vista”, finaliza. 

A partir desta segunda-feira, 15, a Poli Itinerante atraca no trapiche do município de Cachoeira do Arari, com atendimento das 8h30 às 15h30.