Operação integrada de segurança fiscaliza praias e estradas durante feriado
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup) executa, a partir da meia-noite desta quarta-feira (10), ações de fiscalização para instruir a população por meio da operação integrada Corpus Christi 2020. O objetivo é fazer cumprir o Decreto Estadual nº 800, que contém as medidas para manter o isolamento social no combate à proliferação da Covid-19. Entre as medidas, está a determinação do fechamento de praias, igarapés, balneários, clubes e similares, além da suspensão do transporte coletivo intermunicipal por meio rodoviário ou hidroviário.
Mais de 1,2 mil agentes de segurança participam da operação, com emprego de 249 viaturas. Estão envolvidos o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), Grupamento Fluvial (Gflu), Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon), Defesa Civil e Departamento de Trânsito do Estado (Detran).
“Os órgãos que compõem o sistema de segurança, juntamente com instituições parceiras federais e municipais, estarão atuando de forma integrada na operação Corpus Christi, que segue até o próximo domingo (14). Vamos desenvolver diversas ações ostensivas, preventivas e de orientação para a população paraense, na orientação no trânsito na entrada e saída da Região Metropolitana de Belém e nos principais balneários e praias do Estado”, diz o secretário adjunto Operacional da Segup, Rômulo Rodovalho.
Sanções - Além das ações ostensivas e preventivas no combate à criminalidade, a operação também vão dar orientações sobre o cumprimento ao decreto governamental. “Caso haja necessidade, vamos aplicar advertências e multas tanto para pessoas físicas, quanto para pessoas jurídicas. Infelizmente o momento ainda exige cautela e consciência da população paraense, pois o vírus ainda circula entre nós, tanto na capital quanto no interior”, continua o secretário.
O decreto proíbe aglomerações e determina a adoção das medidas de higiene pessoal e do uso de máscara para conter a proliferação da Covid-19. Também dispõe sobre as penalidades em caso de descumprimento das determinações, que incluem multa diária de até R$ 50 mil, embargo ou interdição de estabelecimentos e até prisão por desobediência.
A Polícia Civil terá reforço e funcionamento 24 horas nas seguintes delegacias: Cremação, Marambaia, Icoaraci, Marituba, Mosqueiro, Outeiro e Benevides. O Corpo de Bombeiros fará orientação nas praias e balneários sobre as determinações do decreto governamental. A Polícia Militar - que também vai atuar para evitar aglomerações - e o Detran estarão com barreiras nas vias de acesso a praias e balneários. O GFlu vai fiscalizar portos da Região Metropolitana de Belém, com apoio da Arcon, e também praias e balneários.