Rock do “Espoleta Blues” anima crianças na Feira Pan-Amazônica do Livro
O show “Manual do Roqueiro Mirim”, do grupo infantil Espoleta Blues, animou o público infantil na manhã deste sábado, 27, na XXI Feira Pan-Amazônica do Livro, realizada no Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia, até o próximo dia 4 de junho. Por volta das 11h, o auditório Benedito Nunes já estava lotado de adultos e crianças para ouvir a banda infantil, cujo repertório é marcado pelo rock e suas vertentes.
O estudante Deyvison Menezes, 34 anos, levou a sobrinha Antônia Júlia, 6 anos, que escutou pela primeira vez as músicas da banda. “Já tinha assistido o show deles e achei muito legal. Eu espero que ela se divirta bem escutando rock”, disse.
Criado em 2011, o grupo é formado pelos papais Elder Effe (voz e baixo), Junhão Feitosa (bateria), Argentino Neto (teclados, voz e sax) e Fabrício Gaby (guitarras). O vocal fica por conta dos filhos Sofia, Bibi, Duda e João. A mistura de crianças e adultos no palco agradou ao público em geral. O casal Sâmea Quebra e Rogério Matos levou Bento, 7 meses, para assistir pela primeira vez ao show do grupo. “É um show maravilhoso, e espero que ele esteja gostando, porque ele já escuta as músicas desde quando estava no meu ventre”, contou Sâmea.
Espaço infantil
Neste ano, as caravanas das escolas que quiserem participar da programação do Espaço Infantil não precisarão mais fazer agendamento prévio, como nos anos anteriores. A mudança, segundo Luciano Gomes, da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), vai melhorar o acesso direto ao espaço, que abriga 320 pessoas. “Até o ano passado, as escolas agendadas lotavam o espaço. Este ano, chegou, entrou”, informou.
Segundo ele, toda a programação infantil incentiva e valoriza a poesia, tema da feira deste ano. “Nós temos espetáculos teatrais e contações de histórias que valorizam as poesias de Mário Quintana e Fernando Pessoa”, acrescentou Luciano Gomes.
O espetáculo infantil “A Chapeuzinho Vermelho bem tola e o lobo poeta”, apresentado às 10h30, teve um público diversificado de visitantes e alunos de escolas públicas, incluindo uma caravana com 80 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Bárbara, do bairro do Bengui. “Achei muito legal o espetáculo”, comentou Rafael Gustavo, aluno do 4º ano. Na plateia também estava a servidora pública Vanessa Lynch, com o marido e os filhos Nicole e Arthur. “A gente sempre vem nos primeiros dias da feira para comprar livros de atividades e incentivá-los à leitura”, disse Vanessa.
A programação do Espaço Infantil deste sábado reuniu ainda muita contação de histórias. A primeira foi apresentada às 11h30, “A Primavera da Lagarta”, por Marluce Araújo. À tarde, a programação prosseguiu às 16h, com a contação “Alvoroço de Histórias para sempre” (promovida pela Secretaria Municipal de Cutura de Belém - Semec), e a contação “Pé de Vento”, por Leonel Ferreira. Às 17h foi a vez de Gil Ganesh com “À Mário Quintana com ternura”.
A contação de história “Fernando Pessoa – poemas para crianças”, com Valdiléia Foro foi realizada às 18h e o espetáculo infantil Boi Tinga, do grupo Bric Brac, encerrou as atividades do Espaço Infantil deste sábado (27).
Serviço:
XXI Feira Pan-Amazônica do Livro
Período: 26 de maio a 4 de junho de 2017
Local: Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia
Horário: 10 às 22h0
Entrada franca
Programação completa em www.feiradolivro.pa.gov.br