Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LOCKDOWN

Polícia Civil aplicou mais de mil sanções administrativas em 22 dias de circulação restrita

Estabelecimentos de atividades não-essenciais também são alvo de averiguação dos agentes

Por Cristiani Sousa (DETRAN)
23/05/2020 13h08

Em cumprimento ao decreto 729/2020 que determina a restrição de circulação em 16 municípios, as equipes da Polícia Civil já aplicaram 1.054 advertências, 16 multas e 46 procedimentos policiais durante a Operação Lockdown, iniciada em 07 de maio, quando a norma passou a vigorar.

Entretanto, o trabalho de fiscalização dos agentes já vem ocorrendo desde o dia 07 de abril, com vistas no decreto 609/2020 que orienta o distanciamento social e horário diferenciado para atividades comerciais. De acordo com dados da Polícia Civil, 7.902 estabelecimentos foram fiscalizados, resultando no fechamento de 936, notificação a 324, e autuação a mais de 160.

De acordo com o delegado geral Alberto Teixeira, já foram executadas mais de 300 operações em todo o Pará. "Somente nesta sexta-feira (22), foram 183 autuações durante operação Lockdown. No interior do estado, 85 sanções administrativas foram aplicadas. Em Belém e Região Metropolitana, 98. Seguiremos com as ações para tentar diminuir a proliferação da Covid-19. Este é o principal objetivo da intensificação das operações", destacou o delegado-geral Alberto Teixeira. 

A Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Ambiental (Demapa) também autuou 95 pessoas após apresentação da equipe do Batalhão de Polícia Ambiental, da Polícia Militar, que flagrou aglomeração na Área de Proteção Ambiental (APA), no Parque do Utinga. O grupo jogava e assistia partidas de futebol no local. Todos os envolvidos foram advertidos.

As equipes da Diretoria Estadual de Polícia Administrativa (Depa), Diretoria de Polícia Especializada (DPE) e Diretoria Estadual de Combate a Corrupção (Decor) averiguaram denúncias feitas ao canal 181 e aplicaram advertência em treze bares em funcionamento irregular nos bairros Val-de-Cans; Coqueiro; Tenoné; Marco; Pratinha; Telégrafo; e Jurunas. Seis pessoas foram flagradas jogando baralho em via pública no bairro Umarizal e foram advertidas. Doze pessoas também receberam sanções por transitarem sem uso de máscara e não apresentarem justificativa permitida no decreto. 

Circulação de pessoas e funcionamento de estabelecimentos não podem estar em desacordo com os decretos

No interior do estado, foram 12 autuações em Canaã dos Carajás; 03 em Santarém; e 61 em Abaetetuba, na cidade um estabelecimento não considerado atividade essencial recebeu multa no valor de R$ 20.000 por descumprimento à advertência aplicada anteriormente.