Mocajuba recebe terceira seletiva regional dos JEPs
Nesta quarta-feira, 31, o município de Mocajuba, na região do Baixo Tocantins, deu a largada para mais uma seletiva regional dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs). Essa é a terceira etapa da seletiva, que já passou pelos municípios de Moju e Igarapé-Açu. A etapa regional seleciona as equipes campeãs para a etapa estadual, que começa no mês de agosto, em Belém, e será concluída no município de Castanhal, em setembro.
Ao todo, 438 atletas de seis municípios (Mocajuba, Goianésia, Tucuruí, Breu Branco, Cametá e Limoeiro do Ajuru) estão em Mocajuba para os jogos, que vão até domingo (4). Os JEPS são coordenados pelo Núcleo de Esporte e Lazer da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e contam com o apoio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). "Há dois anos o Governo do Estado resolveu ampliar a participação dos municípios mais distantes como anfitriões das seletivas. É uma forma democrática de incentivo ao esporte", disse o coordenador dos JEPs em Mocajuba, Jorge Paulo da Silva.
O município de Mocajuba volta a sediar uma etapa regional da seletiva depois de dois anos e marca presença nos jogos em 10 das 13 modalidades/categorias em disputa. "É com muita felicidade que estamos atuando como parceiros do Governo do Estado nesses jogos, trazendo, além do incentivo ao esporte, integração da nossa comunidade estudantil com outros municípios", disse a prefeita de Mocajuba, Fátima Braga.
As modalidades em disputa são basquete masculino B (15 a 17 anos), futsal masculino e feminino A (12 a 14 anos) e B; handebol masculino A e B e voleibol feminino e masculino A e B. Os jogos de futsal categoria B e handebol são disputados no ginásio Irmã Vieira; os de voleibol e basquete no ginásio Zeno Leão, e os de futsal categoria A no ginásio Irmã Sá.
A partida que deu início aos JEPs foi no futsal masculino B. A Escola Estadual Anunciada Chaves, representando o município de Goianésia, venceu Cametá por 4x2. "Estou muito empolgado porque a seleção para participar desses JEPs foi muito acirrada. Agora eu só penso em trazer esse título para o meu município", disse o atleta e estudante do segundo ano do Ensino Médio, Cristiano Souza, 17 anos, autor de um gol na partida de estréia.
O primeiro dia de JEPs teve mais seis jogos, no futsal, handebol e voleibol. Os jogos continuam nesta quinta-feira (1º), incluindo o início de um play off no basquete masculino B, entre os municípios de Goianésia x Tucuruí.