Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VIOLÊNCIA SEXUAL

“Direitos Humanos em Cena” trabalha temáticas em escola

Por Redação - Agência PA (SECOM)
02/06/2017 00h00

Nesta quinta feira (02) a Escola Estadual Helena Guilhon deu continuidade às atividades da segunda etapa do projeto “Direitos Humanos em cena” nas escolas, elaborado pela Coordenadoria Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) com o objetivo de conscientizar os alunos sobre esse tipo de violências.

O segundo momento do projeto é realizado nas escolas e é promovido pelos professores que passaram pela primeira formação do projeto em abril. Buscando trabalhar temas referentes ao enfrentamento de Tráfico de pessoas e trabalho escravo, como: abuso e exploração, trabalho infantil, tráfico de pessoas, violência intrafamiliar, diversidade de gênero e Direitos humanos. Os temas que foram abordados na formação dos professores agora deverão ser repassados aos alunos do 6° ao 9° ano das escolas atendidas pelo projeto que são: Benjamim Constant, Helena Guilhon e Zuleima Vergolino.

As escolas atendidas pelos projetos devem realizar no mínimo dois encontros para discutir assuntos abordados pelo “Direitos Humanos em Cena”. Os sete temas que deverão ser discutidos em sala de aula serão trabalhados ao longo do ano e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos deverá articular com parceiros reuniões com facilitadores que finalizarão as temáticas junto aos alunos.

A professora Helena Reis de língua portuguesa, responsável por trabalhar com a turma do 9º ano,  abordou o tema de exploração e abuso sexual em sala de aula “Dentro de sala de aula eu trabalhei o vídeo elaborado pela própria secretaria e através dele levantei a discussão sobre abuso sexual com os alunos e cada palestrante que vem esclarece ainda mais as duvidas que os alunos possuem”. 

A professora de psicologia da UFPa Milene Veloso, convidada pela secretaria para ser a facilitadora da roda de conversa com os alunos do 9º ano, destacou a importância de alertar sobre as diversas formas de violência que as pessoas podem sofrer.  “É muito importante a nossa participação aqui para debatermos com esses alunos, poder trazer informação, fazer com que eles reflitam sobre a temática e a partir dai poder pensar no seu entorno, pensar nas relações e interações para que eles não reproduzam esses padrões de violência e informar as formas de prevenção e onde buscar ajuda quando algum tipo de abuso ocorrer com eles ou com algum conhecido, para que eles entendam que não estão sozinhos”. 

Para Carolina Adriana Gonçalves, estudante do 9º ano, entender sobre esse tema pode ajudar em vários aspectos tanto para auxiliar alguém que esta passando por uma situação de abuso quanto para o próprio aluno que está recebendo as orientações. “Está sendo importante falar sobre esse tema para que possamos nos informar e saber como ajudar alguém que pode estar passando por uma situação de abuso e denunciar ou se necessário falar com a família. Tem muita coisa que acontece que são formas de abuso e que nós ignoramos, nós até percebemos que existe abuso e violência, mas acabamos ignorando e através dessas palestras aprendemos a perceber e denunciar”.