Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Policlínica Metropolitana é referência no atendimento de pacientes com sintomas de Covid-19

No espaço foi montado um contingência para atender as demandas de baixa e média complexidade da doença

Por Larissa Noguchi (SECOM)
05/05/2020 12h30

Policlínica Metropolitana passou a ser referência no atendimento de casos mais leves da doença

A Policlínica Metropolitana é a referência para o atendimento de pacientes com sintomas de Covid-19 em Belém e na região metropolitana e está trabalhando em sua capacidade máxima de atendimentos por dia.

Mesmo com as informações amplamente divulgadas pela mídia sobre o perfil de atendimento, muitos pacientes ainda procuram a Policlínica para atendimentos emergenciais ou com sintomas mais graves. Segundo a administração, o espaço não presta serviço de urgência e emergência e não tem como operar deste modo.

“Atendemos pacientes com sintomas leves, mas que precisam ser vistos por um médico para a realização de exames de imagem ou de sangue, além da prescrição medicamentosa. Vale ressaltar que a nossa unidade não é um pronto-socorro. Montamos uma contingência para atender a baixa e média complexidade da Covid-19. Assim, pacientes com muita falta de ar ou que estejam já desfalecendo, são triados por um médico na porta de entrada e encaminhados às UPAs”, explicou Sipriano Ferraz, médico coordenador de Contingência da Policlínica.

Após atendimento, pacientes podem ser orientados a seguir tratamento em casa com medicação ou podem passar por exames

Antes mesmo do cadastro, o paciente já passa por avaliação médica, ainda no portão de acesso. Com base nos sintomas e no nível de oxigênio no sangue, o paciente pode ser encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), se estiver muito grave, ou passar para nova triagem, se estiver estável.

Dependendo dos sintomas, os pacientes podem ser orientados a seguir tratamento em casa com medicação ou podem passar por exames, como tomografia torácica para avaliar o funcionamento dos pulmões. Casos moderados e que precisam de atenção médica por conta dos sintomas insistentes, são encaminhados para internação no Hospital de Campanha, montado no Hangar Centro de Convenções ou hospitais de referência.

Então, se o paciente estiver com sintomas leves a moderados como tosse, febre, falta de ar leve ou outros sintomas como ausência de paladar e olfato, deve procurar a Policlínica, que está funcionando de domingo à domingo, a partir das 7h da manhã para atender a população.