Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Após atendimento, mãe e bebê que nasceu em frente ao Abelardo Santos estão bem

Enfermeira do hospital de Icoaraci agiu rápido e fez o parto dentro de um carro

Por Jackie Carrera (SECOM)
05/05/2020 08h45

Na tarde desta segunda-feira (4), uma mulher em trabalho de parto, dentro de um carro, chegou ao Hospital Abelardo Santos, distrito de Icoaraci, em Belém. A unidade está atendendo, exclusivamente, pacientes com suspeita de coronavírus. Apesar do risco de exposição ao contágio, a grávida Elizieth Pinto da Silva conta que não teve outra opção a não ser pedir ajuda no Hospital. “Eu não queria ir pra lá, eu queria ir pra Santa Casa. Só que não ia dar tempo de chegar”, disse.

Parto foi feito na frente do Hospital Abelardo Santos, em IcoaraciA situação inusitada foi atendida, prontamente, pela equipe de profissionais do setor de triagem do  'Abelardo Santos'. A enfermeira Keiza Trindade foi quem fez o parto ao constatar que era um caso urgente.

“O motorista desceu e falou que uma mulher estava tendo filho dentro do carro. Mas quando eu entrei no veículo e fiz o toque nela, eu vi que não tinha como ela chegar à tempo em nenhuma referência naquele momento. Então foi muito rápido, o carro entrou e ficou ali mesmo no estacionamento. Ela estava deitada com a cabeça numa senhora que é a mãe dela. Eu falei assim mesmo: 'vai dá tudo certo, eu sou enfermeira, eu vou te ajudar. Quando vier a contração você faz força, eu estou aqui para te ajudar'”, conta a enfermeira que pegou no colo uma menina. A profissional explicou aos familiares que havia um risco de entrar ali, porque o hospital estava exclusivo pra Covid-19 e toda a equipe de obstetrícia tinha sido transferida.

Mãe e filha foram transferidas para a Santa Casa e passam bem

Depois disso, mãe e criança seguiram para a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, onde tiveram a assistência adequada. O quadro de saúde delas é estável e estão recebendo todos os cuidados necessários. A criança ainda não tem nome.

“Eu pensava que seria menino. Mas o importante é que deu tudo certo”, disse Elizieth, aliviada, enquanto amamenta a filha no colo.

Enfermeira Keiza Trindade agiu rápido e fez o parto no carroAo saber que as duas estão bem, sem risco de vida e logo receberão alta, a enfermeira que ajudou no parto também ficou aliviada. Especialista em atenção básica e trabalhando no hospital Abelardo Santos há 4 meses, Keiza Trindade chegou a pensar em desistir de atuar em meio a uma pandemia. Mas ter protagonizado o nascimento de uma vida, a fez entender que tudo tem um propósito. 

“Como eu tenho um filho pensei várias vezes em desistir. Do meu setor várias amigas desistiram. Depois disso, vi que Deus confia e tem planos muito maiores para mim e para cada profissional que está ali trabalhando noite e dia para ajudar todas as pessoas que querem um atendimento. É uma sensação maravilhosa ter ajudado”, conta emocionada.