Policiais militares auxiliam mulher durante parto de emergência
Uma equipe da Polícia Militar que atua no município de Breves, no arquipélago do Marajó, atendeu uma ocorrência diferente daquelas que eles estão acostumados a vivenciar durante o serviço policial. Os militares do 9ª Batalhão foram acionados para auxiliar uma mulher que precisou realizar um parto de emergência, na noite deste domingo (12). Benedita Vieira Pantoja, de 28 anos, estava sentindo fortes dores e precisou de apoio para ser levada rapidamente para uma unidade hospitalar.
Os militares do 9º BPM realizavam ações de segurança pública e defesa social no município marajoara, quando foram acionados por Anderson Castro, que solicitou aos policiais que levassem sua esposa grávida com urgência para um hospital. Ela havia entrado em trabalho de parto de emergência e estava com a bolsa estourada. Os policiais foram até a parturiente e viram ela deitada no chão.
Devido a urgência da situação e a impossibilidade de chegar a tempo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), os policiais auxiliaram Benedita Pantoja a realizar o parto. Os policiais ajudaram durante todo o procedimento e tranquilizaram a mulher, que deu a luz sem maiores complicações. Uma equipe do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu) foi acionada para conduzir a mãe e a criança para receber atendimento médico especializado.
O cabo Eraldo Amaral, de 36 anos, comentou sobre a emoção de participar pela primeira vez de uma ocorrência envolvendo um momento delicado, que é o parto de emergência. "Foi uma situação que eu nunca tinha vivenciado. A gente se sente honrado e gratificado em poder ajudar alguém que precisou da Polícia Militar numa situação difícil", disse o militar. O soldado Romário Lobato também vivenciou a experiência de auxiliar a parturiente.
Os policiais militares acompanharam a criança e a mãe dela até a UPA. O pai do bebê agradeceu os militares pela ajuda que foi importante para o bom desfecho do nascimento da criança.