Governo do Pará entrega primeiro Hospital de Campanha
Unidade terá 420 leitos de baixa e média complexidade para pacientes de covid-19
O Governador do Pará entrega, nesta sexta-feira (10), o primeiro Hospital de Campanha para o enfrentamento ao novo coronavírus. O Pará é o único estado da região Norte que adotou a utilização de hospitais temporários .
Instalada no Hangar - Centro de Convenções, a unidade é uma das quatro que servirão de retaguarda para o atendimento de casos leves e moderados de covid-19. Os demais hospitais de campanha estão sendo instalados nas cidades de Marabá, Santarém e Breves, somando ao todo 720 novos leitos disponibilizados à rede estadual exclusivamente para o tratamento desses pacientes.
Na operacionalização do Hospital de Campanha de Belém foram ofertadas 437 vagas de emprego para diferentes funções. O governo anunciou, esta semana, a abertura das inscrições para os profissionais, que podem ser feitas via internet no site da Santa Casa de Pacaembu.
A iniciativa faz parte do conjunto de ações determinadas pelo Governo do Estado para combater a pandemia de covid-19. No dia 24 de março, foi assinado o contrato com a empresa responsável para implantação dos hospitais.
A estrutura está preparada também para aqueles pacientes que eventualmente apresentarem quadros mais graves com insuficiência respiratória. As unidades dispõem de uma ala especial com respiradores para os casos que necessitarem de estabilização até a transferência com segurança pra uma UTI.
Retaguarda – Os Hospitais de Campanha não serão ‘porta-aberta’, ou seja, não atenderão a demanda espontânea. Servirão de apoio as unidades de referência já definidas previamente pelo Governo do Estado.